6 razões para outsourcing de software

por ViaFlow em 01/07/2016
0 comentários

Com a economia globalizada, num mundo cada vez mais inteligente (“smart”) é muito difícil imaginar algum produto sem qualquer tecnologia embarcada. Por outro lado, o mercado consumidor, cada vez mais conectado e com mais informação exige produtos de alta qualidade, com a maior quantidade possível de funcionalidades e com o menor custo.

Não importa o produto que você venda, para ter sucesso e conquistar o seu cliente será necessário ter conhecimento muito profundo sobre o seu negócio, investir a máxima energia para melhorá-lo e agilidade para responder rapidamente aos concorrentes.

As empresas que estão alcançando sucesso neste momento tem usado cada vez mais o outsourcing ou a terceirização como parte de sua estratégia de fortalecimento. Elas concentram sua energia e seus esforços no próprio negócio e delegam para parceiros qualificados aquelas atividades em que a empresa precisa de apoio especializado.

O outsourcing de software é uma das formas mais comum de terceirização. Entre as características que a tornam popular estão a complexidade da área, o alto nível de especialização e as necessidades de constante atualização.

Elencamos 6 razões que tornam o outsourcing de software vantajoso e estratégico:

1 – Reduzir Custos
A terceirização faz sentido para cortar custos com a contratação de equipe especializada. Você não terá que investir tempo e dinheiro com recrutamento e seleção, e depois treinamento e gerenciamento de equipes. Além disso, você pode estruturar equipes sob demanda para atender projetos específicos sem que para isso precise manter a equipe durante todo o ciclo de vida do software.

2- Manter o foco do seu negócio
Desenvolvimento de sistemas é complexo sob muitos aspectos e facilmente pode tomar conta de toda a estrutura da empresa quando se decide por uma operação in-house. Evite perder o foco e consequentemente negócios.

3 – Ganhar produtividade ou economizar tempo
Desenvolvimento de sistemas leva menos tempo quando se pode comprar um pacote completo de uma empresa especializada. Montar um time especialista in-house, planejar, projetar e aplicar metodologias de desenvolvimento levam muito tempo e acabam gerando longos prazos de desenvolvimento (meses ou até anos). Quando se terceiriza os prazos são menores, e isso garante mais agilidade e maior competitividade para a empresa no mercado.

4 – Mitigar riscos, maximizar lucros
Ao optar por fazer o outsourcing de software, você está delegando o risco para a empresa contratada. Melhor ainda se a mesma oferecer um sistema de gerenciamento de projetos com alta qualidade para que você acompanhe os resultados e progressos do projeto. Dessa forma, sua empresa fica apenas gerenciando contrato e acompanhando os resultados.

5- Acessar profissionais de TI talentosos
As empresas especialistas em desenvolvimento tem em seu time os melhores profissionais do mercado, com mais experiência, atualizados, com vivência e know how nas diversas e complexas áreas que compõem a multiplicidade de funções da TI. Estes profissionais podem fazer parte de times de trabalho ou compor um time dedicado para uma demanda específica.

6- Estar sempre atualizado tecnologicamente
A tecnologia está evoluindo orgânica, rápida e simultaneamente. Para que sua empresa possa estar em linha com os avanços tecnológicos disponíveis na atualidade o outsourcing cai como uma luva. Deixe com a empresa especializada o custo de capacitação e atualização.

Outsourcing de software provou ser muito eficaz para muitas empresas em todo o mundo. Ele ajuda a reduzir os custos internos, permitindo que as empresas se concentrem em suas competências essenciais. Em um mundo em rápida evolução tecnológica, é improvável que uma empresa seja capaz de projetar todo um espectro de software técnico. Por isso, é sábio terceirizar algumas das funções, mantendo o foco no seu negócio.