FlowTalents: o programa que muda a vida de pessoas e de empresas.

por ViaFlow em 10/05/2019
0 comentários

Escrito por Graziele Rossato, CEO da ViaFlow, este artigo fala sobre a importância do trabalho de base para a formação de talentos de tecnologia, como forma de acelerar os projetos dos nossos clientes e entregar para o ecossistema novos profissionais.

São raras as empresas que têm se preocupado com o trabalho de formação de profissionais de tecnologia de forma sustentável para suprir o crescimento das demandas dos seus negócios. São raros os trabalhos de base tão fundamentais para a perpetuação e expansão desse segmento.

Para os profissionais e para o mercado, esperar 5 anos de faculdade ou formação é muito tempo, e sem exageros, muitas operações podem parar sem a entrega de projetos, pois grande parte deles dependem da área de tecnologia.

A formação acadêmica está passando por transformações importantes, mas continuam fazendo cursos de longa duração com pouco aproveitamento na vida profissional. Não que não seja importante, mas é fato que o mercado não pode esperar. Além disso, temos percebido que novos talentos e gerações não desejam esse tipo de formação tão extensa, “não almejam investir no LP (long play) se precisam apenas de algumas faixas de música” para estrear no mercado. Eles preferem cursos menores e mais aderentes às suas necessidades e interesses de carreira.

Costumo visualizar oportunidade e o lado positivo de quase tudo, e não foi diferente com a criação do FlowTalents, um programa que está intimamente relacionado com o propósito da ViaFlow: melhorar a vida das pessoas através da tecnologia.

Diante desse cenário, a ViaFlow está investindo na formação de base, acelerando o processo de entrada de novos talentos ao mercado de trabalho através do atendimento às demandas de nossos clientes que, por sua vez, não encontraram profissionais a preços competitivos para entregar seus projetos dentro do orçamento previsto. Além disso, o turnover de tecnologia em função da demanda tem sido alto na maioria das empresas, o que gera custos expressivos para retenção dos bons profissionais.

Ah, mas então o FlowTalents é um programa de trainees? Não! Não! Não!

Estamos formando pessoas para atender necessidades específicas, ou seja, entregamos profissionais com o conhecimento demandado para um projeto pontual de nossos clientes.

O Programa FlowTalents tem começo, meio e fim e a duração total de 15 meses.
Essa é a jornada do talento!

O mais legal de tudo isso é que a formação não custa nada para a empresa demandante. Dessa forma, estamos resolvendo um problema de negócio, acelerando a entrada de bons profissionais no mercado de trabalho, investindo na formação de pessoas, deixando um legado importante para o ecossistema e, mais do que isso, acelerando a jornada profissional de pessoas que buscam oportunidade para se desenvolver e crescer. Nossos clientes são nossos parceiros estratégicos nesse programa.

Está entendendo agora por que sou tão fã e acredito no FlowTalents?