News

FlowTalents: Acelerando a formação de talentos de tecnologia

por ViaFlow em 18/10/19

Com um grande desafio pela frente, escolas e universidades tem buscado novas maneiras de formar profissionais realmente qualificados para o novo cenário da economia criativa. Um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico e que exige skills como conhecimento técnico, pensamento global, capacidade criativa e analítica, além de aprendizado contínuo e desenvolvimento para resolução de problemas.

Por outro lado, empresas e instituições, que precisam de profissionais com estas qualificações, tem encontrado muita dificuldade no recrutamento. Para ajudar a reduzir este déficit entre a alta demanda do mercado de TI e os poucos recursos qualificados nas novas tecnologias, a Viaflow desenvolve o programa FlowTalents que recruta jovens talentos e os capacita nas ferramentas necessárias para o mercado de trabalho do futuro de acordo com a demanda de cada cliente. O Programa traz aulas teóricas e práticas de diferentes tecnologias, metodologias ágeis, gestão de projetos, processos de negócio, gestão de relacionamento, entre outros.

Mesmo com o agravamento da crise econômica, que resultou no fechamento de milhões de postos de trabalho no Brasil e à retração de investimentos, o setor de tecnologia e inovação, vai na contramão desta realidade. Segundo dados da Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) só em 2018, cerca de 30 mil pessoas foram contratadas. Número que só não irá dobrar pela falta de pessoas com qualificação mínima.

Manoela Dias, Head de Pessoas Viaflow, destaca a importância do programa que vem ao encontro da necessidade de mercado. “Precisamos de educação que forme talentos preparados para encarar os novos desafios e as tecnologias como uma oportunidade para transformar a vida das pessoas” afirma.

Nesta última quinta-feira (17), a primeira turma de Talents encerrou um ciclo de 15 meses de formação e aprendizado, comemorando assim o início de uma nova etapa em suas vidas.

Um destes talentos é Mauricio Carlesso, graduando do segundo semestre de Engenharia Elétrica na PUCRS.  “O que chamou a atenção é que o programa FlowTalents é diferente de qualquer outro programa de formação técnico-teórica no segmento de tecnologia. A riqueza de desafios apresentados e a diversidade de culturas às quais sou exposta me ajudam a crescer, não só como profissional, mas também como pessoa. O processo seletivo é um diferencial, pois é focado em traços comportamentais e análise do meu perfil, não apenas em experiências prévias de mercado”, comenta Maurício

O programa realizado pela Viaflow, também vem ganhando destaque nacionalmente. Recentemente a CEO, Graziele Rossato, contou em detalhes o funcionamento e gestão do programa em entrevista exclusiva a Rede Bandeirantes no programa “Empresários de Sucesso”.

» CONFIRA A MATÉRIA EXCLUSIVA

Já para 2020 está previsto a formação de mais duas turmas, onde os jovens finalizam o ciclo de aprendizado e logo estarão alocados em grandes projetos que prometem mudar ainda mais a vida das pessoas.

Ficou interessado? Saiba mais sobre o programa de inclusão, capacitação e qualificação profissional preenchendo nosso formulário ou entre em contato conosco através do (51) 3012-4100