News

Emissão de certidão de nascimento totalmente digital?

por ViaFlow em 21/11/19

Certamente você não vai lembrar, mas seus pais devem ter guardado na memória a burocracia e tempo que levaram para fazer o registro do seu nascimento.

O cenário pouco mudou na última década. Mas temos boas perspectivas para o futuro.

Recentemente o Brasil teve o registro de um bebê realizado de maneira totalmente digital, através da tecnologia Blockchain. O resultado deste fato inédito, é que os pais de Álvaro de Medeiros Mendonça não tiveram a necessidade de se deslocarem até um cartório físico, logo após o nascimento de seu filho, que aconteceu no Rio de Janeiro.

Todo o processo foi realizado digitalmente pela plataforma Notary Ledgers, que é uma espécie de “cartório virtual” idealizado pela Growth Tech, startup Brasileira recentemente selecionada no programa de Startups da IBM.

“O registro do bebê Álvaro é um importante passo para o Blockchain no Brasil e mostra sua relevância em um cenário cada vez mais digital. Outro ponto é que esta é uma tecnologia que pode ser aplicada em diferentes segmentos, transformando a maneira como as empresas e os cidadãos se relacionam”, comenta Carlos Rischioto, líder técnico de Blockchain da IBM Brasil.

>>> COMO NOS PREPARAR PARA O FUTURO?

A plataforma, que emite além de certidões de nascimento, também possibilita a emissão de procurações, declarações de óbito e também de união estável. Tudo isso com o mais alto nível de segurança, rastreabilidade e agilidade permitidas por conta da tecnologia.

O assunto ganhou destaque em diversos canais de comunicação e também dentro do setor de tecnologia e marca uma nova era para os cartórios do Brasil que traz enormes vantagens a eles e aos seus usuários.