Tendências

Casamento é realizado por meio da tecnologia no Brasil

por ViaFlow em 14/01/20

O uso da tecnologia blockchain vem ganhando cada vez mais representatividade por aqui. Depois de ter sido utilizada recentemente para o registro de nascimento de uma criança no Brasil, agora chegou a vez de realizar o primeiro registro de casamento digital.

O fato aconteceu no Rio de Janeiro nos últimos dias de 2019 e foi protagonizado por um casal, que está junto desde janeiro de 2016, e que decidiu oficializar a união para possibilitar a transferência do médico tenente da Força Aérea Brasileira, Guilherme Mesquita do Rio de Janeiro para São Paulo, cidade onde vive o defensor público, Diego Vale.

A União Estável realizada através da tecnologia pelo casal, tem o mesmo valor jurídico de um casamento, no entanto, também foi realizado um registro ‘físico’ da união, seguindo as normas brasileiras.

Segundo Carlos Henrique Duarte, Líder de Serviços de Consultoria para Blockchain na IBM na América Latina, “esse registro é mais um indício de que o Blockchain vem ganhando cada vez mais relevância em nosso mercado e que promete transformar significativamente a maneira como as empresas e os cidadãos se relacionam”, comenta.

cs-300x225

O processo envolveu a criação de uma identidade digital do casal na rede, após a escolha do serviço, e um breve questionário para a geração automática de ação sindical estável. O certificado foi validado por dois notários e assinado digitalmente.

No dia, além dos noivos, estavam presentes a equipe do cartório e membros da startup Growth Tech, que fornece serviços cartoriais digitalmente usando o IBM Blockchain Platform em IBM Cloud. As famílias, no entanto, acompanharam à distância, mas vibraram com o evento.

“Conversamos com todo mundo sobre as notícias e houve muita curiosidade. Como foi muito rápido, não tivemos festa nem nada. Mas estamos planejando uma festa com a participação de todos em breve”, revela Diego Vale. Para Guilherme, fazer parte de um marco importante para a tecnologia, ao lado do marido, é uma honra.

casal-300x225

O impacto do uso da nova tecnologia para casamentos pode ser imenso: são cerca de 1 milhão de uniões anuais somente no Brasil. Apesar da alegria de momento tão importante, esse pode ser um processo demorado, burocrático e até oneroso financeiramente e amor nenhum merece isso. O uso do Blockchain pode, portanto, oferecer mais tempo e tranquilidade para aquilo que um casamento deve ser: uma alegre e divertida celebração do amor entre pessoas.