Pessoas

O que fazer para o home office ser produtivo?

por ViaFlow em 17/03/20

home office vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo. Em meio a esteira do avanço do novo Coronavírus(COVID-19), empresas de diversos segmentos estão orientando seus colaboradores a trabalhar de casa e adotar o sistema remoto.

Segundo a Agência Brasil, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada anualmente pelo IBGE e que traz as Características Adicionais do Mercado de Trabalho, entre 2012-2018, houve um forte incremento de pessoas trabalhando em casa nos últimos anos. Já entre 2016 e 2017, o número de trabalhadores cujo local de trabalho era o domicílio, aumentou 16,2% enquanto entre 2017 e 2018, a expansão foi ainda maior, atingindo 21,1%.

Do ponto de vista de saúde pública, sabemos que a menor circulação ou menor concentração de pessoas nos ambientes laborais e na rua neste momento, tendem a contribuir para uma redução na velocidade do contágio do vírus. Por isso, entendemos como bastante oportuna e adequada a adoção do trabalho à distância pelas empresas.

workspace-computer-apple-inc-mac-os-x-wallpaper-preview

Se a sua função permite este modelo de trabalho, vale a dica de seguir a rotina normalmente, como acordar no horário, resistir à tentação de ficar de pijama e preparar o ambiente para se tornar produtivo.

Então confira abaixo algumas outras dicas que preparamos para você e seu home office ser produtivo.

POSSO FAZER MEUS HORÁRIOS

Ative seus despertadores com seus habituais horários de início e término da jornada de trabalho. Também lembre do seu tempo destinado às refeições e lanches. Além disso, vale todos alinhamentos com suas lideranças para quaisquer mudanças.

DA PARA TRABALHAR COM QUALQUER ROUPA

Vale resistir à tentação de trabalhar de pijama e outras roupas mais informais. Acorde e vista-se com roupas como se fosse mais um dia “normal” de trabalho no escritório — isso ajuda o cérebro a “entender” que é hora de trabalho e não de relaxamento.

ATENÇÃO, FAMÍLIA

Uma das maiores dificuldades do home office é contar com a compreensão dos outros moradores da casa. Por isso, é fundamental explicar a todos que a sua presença em casa não significa disponibilidade. É preciso haver um pacto. A orientação vale também para quem tem filhos pequenos. Sabemos que é mais difícil convencer as crianças, mas é perfeitamente possível.

A TECNOLOGIA A NOSSO FAVOR

O dia a dia de uma equipe distribuída acontece no escritório virtual — esse é o lugar onde o time irá se encontrar na nuvem. Funciona da mesma forma que um escritório presencial. Podemos trocar informações e discutir sobre nossos projetos. Veja algumas sugestões: Basecamp, Twist, Asana, Slack, Monday, Microsoft Teams, Workplace.

Use também as ferramentas para suas conferências como o próprio Teams, Zoom, Hangouts, Skype. Nelas você terá comunicação em tempo real com toda sua equipe!

Por fim, aproveite e utilize também sua nuvem como One Drive, Google Drive, Dropbox, iCloud para o armazenamento e compartilhamento de arquivos e documentos.

Por fim, proteja a você a todos os outros a sua volta. Os cuidados amplamente divulgados são fundamentais para cada um de nós e na preservação das pessoas ao nosso redor. Com muita colaboração e empatia, vamos vencer tudo isso juntos.