banner noticia

O que fazer para o home office ser produtivo?

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print

home office vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo. Em meio a esteira do avanço do novo Coronavírus(COVID-19), empresas de diversos segmentos estão orientando seus colaboradores a trabalhar de casa e adotar o sistema remoto.

Segundo a Agência Brasil, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada anualmente pelo IBGE e que traz as Características Adicionais do Mercado de Trabalho, entre 2012-2018, houve um forte incremento de pessoas trabalhando em casa nos últimos anos. Já entre 2016 e 2017, o número de trabalhadores cujo local de trabalho era o domicílio, aumentou 16,2% enquanto entre 2017 e 2018, a expansão foi ainda maior, atingindo 21,1%.

Do ponto de vista de saúde pública, sabemos que a menor circulação ou menor concentração de pessoas nos ambientes laborais e na rua neste momento, tendem a contribuir para uma redução na velocidade do contágio do vírus. Por isso, entendemos como bastante oportuna e adequada a adoção do trabalho à distância pelas empresas.

workspace-computer-apple-inc-mac-os-x-wallpaper-preview

Se a sua função permite este modelo de trabalho, vale a dica de seguir a rotina normalmente, como acordar no horário, resistir à tentação de ficar de pijama e preparar o ambiente para se tornar produtivo.

Então confira abaixo algumas outras dicas que preparamos para você e seu home office ser produtivo.

POSSO FAZER MEUS HORÁRIOS

Ative seus despertadores com seus habituais horários de início e término da jornada de trabalho. Também lembre do seu tempo destinado às refeições e lanches. Além disso, vale todos alinhamentos com suas lideranças para quaisquer mudanças.

DA PARA TRABALHAR COM QUALQUER ROUPA

Vale resistir à tentação de trabalhar de pijama e outras roupas mais informais. Acorde e vista-se com roupas como se fosse mais um dia “normal” de trabalho no escritório — isso ajuda o cérebro a “entender” que é hora de trabalho e não de relaxamento.

ATENÇÃO, FAMÍLIA

Uma das maiores dificuldades do home office é contar com a compreensão dos outros moradores da casa. Por isso, é fundamental explicar a todos que a sua presença em casa não significa disponibilidade. É preciso haver um pacto. A orientação vale também para quem tem filhos pequenos. Sabemos que é mais difícil convencer as crianças, mas é perfeitamente possível.

A TECNOLOGIA A NOSSO FAVOR

O dia a dia de uma equipe distribuída acontece no escritório virtual — esse é o lugar onde o time irá se encontrar na nuvem. Funciona da mesma forma que um escritório presencial. Podemos trocar informações e discutir sobre nossos projetos. Veja algumas sugestões: Basecamp, Twist, Asana, Slack, Monday, Microsoft Teams, Workplace.

Use também as ferramentas para suas conferências como o próprio Teams, Zoom, Hangouts, Skype. Nelas você terá comunicação em tempo real com toda sua equipe!

Por fim, aproveite e utilize também sua nuvem como One Drive, Google Drive, Dropbox, iCloud para o armazenamento e compartilhamento de arquivos e documentos.

Por fim, proteja a você a todos os outros a sua volta. Os cuidados amplamente divulgados são fundamentais para cada um de nós e na preservação das pessoas ao nosso redor. Com muita colaboração e empatia, vamos vencer tudo isso juntos.

Viaflow

Viaflow

Consultoria focada na aproximação da tecnologia com os negócios e as pessoas, visando inovação, automação e transformação.
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print