Embora existam várias tecnologias que podem ser aproveitadas para automatizar processos financeiros e contábeis (por exemplo, ciência de dados, automação tradicional usando linguagens de programação e scripting, customização de ERPs, IA, e assim por diante), a RPA é atualmente reconhecida como uma das poucas tecnologias realmente capazes de automatizar uma quantidade significativa de processos financeiros e contábeis de ponta a ponta. Em um webinar recente de RPA organizado pelo IMA (Institute of Management Accountants ) com quase 1.500 participantes de todo o mundo, 34% dos participantes indicaram que a RPA será a tecnologia emergente com maior impacto na profissão financeira e contábil nos próximos três anos (ver Tabela 1).
Fonte: TRANSFORMING THE FINANCE FUNCTION WITH RPA – Statement on Management Accounting
Além disso, mais de 75% dos participantes acreditavam que os processos financeiros e contábeis de sua organização poderiam se beneficiar moderadamente a significativamente da RPA (ver Tabela 2).
Fonte: TRANSFORMING THE FINANCE FUNCTION WITH RPA – Statement on Management Accounting
As possibilidades de automação com a RPA
A McKinsey & Company realizou uma análise detalhada dos processos financeiros e contábeis e da capacidade de softwares de automação e descobriu que a capacidade de ferramentas de automação existentes em 2018 poderia automatizar totalmente 42% das atividades financeiras e automatizar em algum grau mais 19%.
As descobertas de McKinsey ressaltam o que tem sido visto nas implementações de organizações que iniciaram jornadas de RPA nos últimos anos. Os principais fornecedores de software RPA afirmam que a maioria das empresas, independentemente do setor, inicia suas jornadas de RPA no departamento financeiro e contábil. De maior impacto são as tarefas operacionais e repetitivas realizadas pelas equipes e centros de serviços compartilhados de finanças e contabilidade.
Essas áreas de processo são particularmente atraentes do ponto de vista da RPA pois cada uma delas tem um componente repetitivo e baseado em regras. Esses processos também tradicionalmente têm formatos padrão de relatório de entrada ou saída e documentação detalhada (muitas vezes são leis ou normas). Assim, o alcance da capacidade de RPA nos processos financeiros e contábeis é bastante grande e provavelmente impacta, no mínimo, alguns dos processos realizados ou tocados por todos os profissionais de finanças e contabilidade em todo o mundo. Bons candidatos ao RPA são altamente manuais e repetitivos. Muitos candidatos ideais também têm baixas taxas de exceção, entradas em formato padrão e critérios predefinidos ou definíveis.
Uma tecnologia comprovada por profissionais de finanças e contabilidade
Profissionais de finanças e contabilidade que atuam em organizações que avançaram ao longo da jornada de RPA operam em um ambiente compartilhado com pessoas e robôs de software. Eles recebem dados e fornecem entradas para processos realizados por bots. Os membros da equipe digital entram no sistema financeiro durante as primeiras horas da manhã de dias úteis críticos e puxam dados para atualizar as demonstrações financeiras e, em seguida, criam um relatório com variâncias destacadas para os colegas humanos revisarem no início do dia. Um bot lê declarações pdf e traduz os dados capturados em entradas de controles financeiros. Quando os auditores internos (ou externos) testam documentos financeiros, eles não precisam mais solicitar amostras porque um robô aproveitará o RPA e a análise de dados para testar todos os dados financeiros no escopo para o período de auditoria e produzir um relatório de resultados para a equipe de auditoria interna examinar. Este é um mundo diferente, e a tecnologia para tornar isso realidade já existe e está atualmente em vigor em muitas empresas.
Ao adotarem a RPA e os robôs de software, os profissionais de finanças e contabilidade podem focar em funções de maior valor agregado nas áreas de política contábil, estratégia, análise de investimentos financeiros e gestão de projetos empresariais e financeiros, além de uma série de outros.
Embora a RPA seja, sem dúvida, uma solução de automação viável para várias tarefas financeiras e contábeis que as pessoas historicamente achavam “intocáveis”, a RPA e outras tecnologias digitais criam novas oportunidades que, quando combinadas com atividades financeiras e contábeis mais avançadas, produzem um serviço mais valioso para a organização e resultam em uma base de funcionários ágil e digitalmente inovadora.
Para saber mais detalhes sobre como a tecnologia RPA pode ajudar as áreas de negócios das empresas, conheça o Zillion RPA.