TRANSFORMANDO FINANÇAS E CONTABILIDADE COM A RPA

TRANSFORMANDO FINANÇAS E CONTABILIDADE COM A RPA

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print

Embora existam várias tecnologias que podem ser aproveitadas para automatizar processos financeiros e contábeis (por exemplo, ciência de dados, automação tradicional usando linguagens de programação e scripting, customização de ERPs, IA, e assim por diante), a RPA é atualmente reconhecida como uma das poucas tecnologias realmente capazes de automatizar uma quantidade significativa de processos financeiros e contábeis de ponta a ponta. Em um webinar recente de RPA organizado pelo IMA (Institute of Management Accountants ) com quase 1.500 participantes de todo o mundo, 34% dos participantes indicaram que a RPA será a tecnologia emergente com maior impacto na profissão financeira e contábil nos próximos três anos (ver Tabela 1).

 

Fonte: TRANSFORMING THE FINANCE FUNCTION WITH RPA – Statement on Management Accounting

 

Além disso, mais de 75% dos participantes acreditavam que os processos financeiros e contábeis de sua organização poderiam se beneficiar moderadamente a significativamente da RPA (ver Tabela 2).

Fonte: TRANSFORMING THE FINANCE FUNCTION WITH RPA – Statement on Management Accounting

 

 

As possibilidades de automação com a RPA

A McKinsey & Company realizou uma análise detalhada dos processos financeiros e contábeis e da capacidade de softwares de automação e descobriu que a capacidade de ferramentas de automação existentes em 2018 poderia automatizar totalmente 42% das atividades financeiras e automatizar em algum grau mais 19%.

 

As descobertas de McKinsey ressaltam o que tem sido visto nas implementações de organizações que iniciaram jornadas de RPA nos últimos anos. Os principais fornecedores de software RPA afirmam que a maioria das empresas, independentemente do setor, inicia suas jornadas de RPA no departamento financeiro e contábil. De maior impacto são as tarefas operacionais e repetitivas realizadas pelas equipes e centros de serviços compartilhados de finanças e contabilidade.

 

Essas áreas de processo são particularmente atraentes do ponto de vista da RPA pois cada uma delas tem um componente repetitivo e baseado em regras. Esses processos também tradicionalmente têm formatos padrão de relatório de entrada ou saída e documentação detalhada (muitas vezes são leis ou normas). Assim, o alcance da capacidade de RPA nos processos financeiros e contábeis é bastante grande e provavelmente impacta, no mínimo, alguns dos processos realizados ou tocados por todos os profissionais de finanças e contabilidade em todo o mundo. Bons candidatos ao RPA são altamente manuais e repetitivos. Muitos candidatos ideais também têm baixas taxas de exceção, entradas em formato padrão e critérios predefinidos ou definíveis.

 

 

Uma tecnologia comprovada por profissionais de finanças e contabilidade

Profissionais de finanças e contabilidade que atuam em organizações que avançaram ao longo da jornada de RPA operam em um ambiente compartilhado com pessoas e robôs de software. Eles recebem dados e fornecem entradas para processos realizados por bots. Os membros da equipe digital entram no sistema financeiro durante as primeiras horas da manhã de dias úteis críticos e puxam dados para atualizar as demonstrações financeiras e, em seguida, criam um relatório com variâncias destacadas para os colegas humanos revisarem no início do dia. Um bot lê declarações pdf e traduz os dados capturados em entradas de controles financeiros. Quando os auditores internos (ou externos) testam documentos financeiros, eles não precisam mais solicitar amostras porque um robô aproveitará o RPA e a análise de dados para testar todos os dados financeiros no escopo para o período de auditoria e produzir um relatório de resultados para a equipe de auditoria interna examinar. Este é um mundo diferente, e a tecnologia para tornar isso realidade já existe e está atualmente em vigor em muitas empresas.

 

Ao adotarem a RPA e os robôs de software, os profissionais de finanças e contabilidade podem focar em funções de maior valor agregado nas áreas de política contábil, estratégia, análise de investimentos financeiros e gestão de projetos empresariais e financeiros, além de uma série de outros.

 

Embora a RPA seja, sem dúvida, uma solução de automação viável para várias tarefas financeiras e contábeis que as pessoas historicamente achavam “intocáveis”, a RPA e outras tecnologias digitais criam novas oportunidades que, quando combinadas com atividades financeiras e contábeis mais avançadas, produzem um serviço mais valioso para a organização e resultam em uma base de funcionários ágil e digitalmente inovadora.

 

Para saber mais detalhes sobre como a tecnologia RPA pode ajudar as áreas de negócios das empresas, conheça o Zillion RPA.

 

 

ViaFlow

ViaFlow

Consultoria focada na aproximação da tecnologia com os negócios e as pessoas, visando inovação, automação e transformação.
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print