A Automação e o novo profissional de finanças e contabilidade

A Automação e o novo profissional de finanças e contabilidade

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print

A velocidade cada vez maior do avanço da tecnologia não dá trégua e está mudando a dinâmica de trabalho dos mais variados setores de mercado. A profissão de contabilidade não é exceção e com a introdução de inteligência artificial, automação robótica de processos, tecnologia blockchain, Internet das Coisas (IoT), entre outros, torna-se imperativo que todos fiquem atentos e respondam às inovações tecnológicas para melhorar continuamente as operações de negócios.

 

 

Finanças e Contabilidade: Automatizar é o caminho

As empresas esperam que as funções financeiras maximizem a eficiência de suas operações e minimizem o tempo que gastam em atividades sem valor. A automação é uma ferramenta fundamental para o atingimento dessa meta e, portanto, deve ser tratada como prioridadepelos departamentos financeiros.

A automação também permite uma transformação digital mais ampla nas áreas financeiras. As empresas querem cada vez mais insights e relatórios aprimorados que possam suportar uma tomada de decisão melhor e mais rápida.

O maior uso da automação, inevitavelmente, tem implicações significativas para os funcionários. Os empregos serão reformulados e menos funcionários estarão envolvidos em atividades de processamento e emissão de relatórios. No entanto, isso permitirá que os profissionais de finanças e contabilidade empreendam funções mais interessantes e gastem mais tempo em tarefas de maior valor, como análise de dados, suporte a decisões e estratégia.

 

 

Veja o infográfico exclusivo – “AUTOMAÇÃO E O FUTURO DO TRABALHO

 

 

 

A mentalidade e a atitude dos times

Habilidades digitais mais fortes são consistentemente vistas como vitais para que os profissionais de finanças e contabilidade possam aproveitar as mudanças e evoluções tecnológicas. A recém publicada pesquisa “Automation in finance functions: lessons from India and the UK” mostrou que, embora tais habilidades digitais não se traduzissem necessariamente em conhecimentos profundos, a maioria dos funcionários apenas precisa ter confiança no uso das tecnologias para já trazerem impacto positivo para as operações da empresa.

 

No entanto, todos os entrevistados pela pesquisa ressaltaram a importância da equipe ter a atitude e a mentalidade certas. Estar de mente aberta, curioso e preparado para experimentar são cada vez mais vistos como atributos críticos para profissionais de sucesso.

 

 

Eficiência nas operações financeiras

As empresas esperam que as áreas financeiras maximizem a eficiência de suas operações e minimizem o tempo que gastam em atividades sem valor. A automação é uma ferramenta fundamental para cumprir esse objetivo e, portanto, já é uma iniciativa de alta prioridade para muitas empresas atualmente. As plataformas de automação já são utilizadas por muitas equipes financeiras em áreas como processamento de livros-caixa, reconciliações e consultas padrão de help-desk.

 

A automação muitas vezes anda lado a lado com esforços mais amplos para digitalizar as operações financeiras. À medida que os processos baseados em papel são substituídos pela tecnologia, muito do trabalho anteriormente manual desaparece. Isso pode ajudar na simplificação dos processos, pois eles podem ser projetados de forma nova e mais otimizada.

 

 

 

Transformando o fluxo das informações

Iniciativas que visam transformar funções financeiras geralmente se concentram no fornecimento de dados, dashboards e portais de autoatendimento em tempo real para atender às novas demandas das empresas e melhorar os recursos de tomada de decisão. Automatizar fluxos de dados entre sistemas ajuda a fornecer essas soluções. Fluxos automatizados eliminam o tempo necessário para a equipe inserir, integrar e conciliar dados, e significa que os dados podem ser acessados mais rapidamente, às vezes quase em  tempo real.

 

A digitação ou correção manual de dados também podem levar a erros humanos nos dados ou várias versões da “verdade” entre diferentes sistemas. Portanto, a automação pode melhorar a qualidade dos dados e reduzir a necessidade de longas e manuais reconciliações de dados para identificar erros ou inconsistências. Isso pode ajudar as áreas financeiras a se aproximarem de uma “única fonte de verdade” em seus dados.

 

 

Um futuro cada vez mais presente

Para que os profissionais de finanças e contabilidade aproveitem as oportunidades de novas tecnologias e entreguem maior valor às empresas, esses profissionais devem abraçar a automação. Vale destacar três grandes áreas em que as principais partes interessadas devem se concentrar para ajudar as áreas financeiras a terem sucesso em um mundo mais automatizado:

>> Enfatizar os benefícios da automação e compartilhar boas práticas – Os benefícios da automação são amplos e englobam dados mais precisos e oportunos, melhorias nos controles e conformidade, além de possibilitar um trabalho mais interessante para os profissionais, com menos tempo em tarefas repetíveis ou monótonas.

>> Treinar e preparar a equipe para trabalhar na mudança de funções – Muitas empresas estão investindo em treinamentos, com base nas necessidades específicas de seus funcionários. Mas é fundamental que os indivíduos Sejam proativos na busca de novas habilidades e ver como essas novas capacidades beneficiarão suas oportunidades de carreira.

>> Desenvolver e demonstrar uma proposta de valor específica para as áreas financeiras – Muitas áreas de finanças já estão mudando seu foco para um trabalho de maior valor, fornecendo mais insights de dados e trabalhando em estreita colaboração com as funções do negócio. Essas áreas podem fazer algumas perguntas desafiadoras sobre a integridade ou precisão dos dados, e podem reconhecer os riscos de dependência excessiva de modelos complexos. Eles podem interpretar resultados e conectar os pontos entre diferentes partes do negócio.

 

 

Para saber mais detalhes sobre como a tecnologia RPA pode ajudar as áreas de negócios das empresas, conheça o Zillion RPA.

 

 

 

ViaFlow

ViaFlow

Consultoria focada na aproximação da tecnologia com os negócios e as pessoas, visando inovação, automação e transformação.
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print