indeed

Programa FlowTalents passa a contar com a parceria do Indeed – Maior empresa de soluções de recrutamento do mundo

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print

A crescente demanda do mercado brasileiro para atender grandes agendas de transformação digital e um histórico de déficit na mão de obra especializada na área de tecnologia, tem feito empresas reinventarem a forma de buscar e recrutar novos talentos. 

Foto: MUNDORH

Para somar e colaborar com o ecossistema, a Viaflow lançou recentemente o programa FlowTalents, que forma jovens talentos sem experiência ou formação específica em TI de acordo com a demanda das empresas em três pilares: comportamento, lógica e tecnologia. 

 

Para falar um pouco mais sobre essa mudança e os desafios no cenário de formação, recrutamento e seleção de profissionais, o time Viaflow conversou com Felipe Calbucci, diretor de vendas do Indeed no Brasil. 

Viaflow: Como você enxerga oportunidade nesse cenário de escassez de mão de obra e qual sua visão sobre os cursos de curta duração para acelerar o ingresso desses profissionais no mercado? 

Felipe Calbucci: Quando falamos sobre tech talent é de conhecimento geral que formamos menos talentos do que abrimos vagas todos ano (Brasil e mundo). Desta forma parte da solução passa por encontrar pessoas sem experiência, mas com interesse e aptidão para a função, e treiná-las nos skills e tools necessários para a vaga. Está iniciativa ajuda as empresas a contratar mais pessoas de maneira veloz e também gera talentos para o mercado como consequência. 

 

Viaflow: Como o Indeed apoia os candidatos que estão em busca de oportunidades? Existem ações específicas para apoiar os candidatos nos processos seletivos? 

Felipe Calbucci: Nossa empresa é centrada em proporcionar o fácil acesso a vagas para todas pessoas. O site e aplicativo de celular foram desenhados e são aprimorados constantemente para proporcionar uma experiência simples, prática e rápida na busca da vaga ideal. Nosso algoritmo aproxima o candidato de vagas potenciais utilizando sua geolocalização, os dados de seu uso no site (no mesmo IP) por um ano e os dados de seu currículo.  

Mais do que proporcionar acesso a vagas, damos a oportunidade de que as pessoas conheçam a cultura das empresas na perspectiva de seus funcionários.  

 

Viaflow: A parceria entre Viaflow e Indeed, apoiando o programa Flowtalents, reforça valores como: colaboração, aprendizagem e inclusão. Na sua opinião, que benefícios essa parceria trará para o mercado? 

Felipe Calbucci: Estamos muito empolgados com a parceria. Juntos daremos a oportunidade para pessoas que queiram ingressar no mercado tech de receber treinamento e exposição no mercado. Aos candidatos contratados pela Viaflow estamos proporcionando emprego e aos candidatos treinados e não contratados estamos dando skills para que possam ter qualificação e uma chance de encontrar seu emprego ideal. 

 

Viaflow: A tecnologia está cada vez mais presente em nossa vida. Como você acredita que os candidatos que estão buscando uma recolocação ou uma transição de carreira devem tirar proveito de recursos online e gratuitos para se aprimorarem? 

Felipe Calbucci: A pandemia trouxe inúmeras oportunidade e é possível encontrar cursos em renomadas universidades de forma gratuita. Acredito que buscar conhecimento vem em primeiro lugar e é possível utilizar plataformas como o Indeed para otimizar sua busca. Por exemplo: temos uma função onde o candidato passa a receber alertas das novas vagas com seu perfil de busca. Também é possível deixar um currículo em nossa base para que empresas façam buscas sem custo nenhum para os candidatos. 

 

Viaflow: Qual sua visão sobre a evolução dos processos de recrutamento e seleção das organizações e como isso impacta a vida dos candidatos? 

Felipe Calbucci: Essa evolução tem sido rápida desde 2018 e a pandemia a tornou exponencial. Empresas implantaram ATS e migraram para plataformas de divulgação gratuitas a candidatos como o Indeed para melhorar a experiência do candidato. Estes movimentos democratizam a informação que o candidato precisa para buscar por emprego. Hoje um candidato entende a cultura e tem acesso a vagas facilmente sem ter que pagar nada. 

 

Viaflow: Existem pesquisas de grandes consultorias como McKinsey e Deloitte, que afirmam que hoje, mais de 50% das atividades do RH já podem ser automatizadas. Com a chegada de novas tecnologias, incentivo e estímulo a inovação dos processos tradicionais, como você enxerga o papel do RH nesse processo? 

Felipe Calbucci: O RH será mais “humano” do que nunca! Cada nova tecnologia o livra de processos operacionais e o deixa espaço para cuidar dos colaboradores. Hoje é possível fazer muito mais em respeito a experiência do colaborador e candidato. O Rh precisa se fazer sempre uma pergunta. Como melhorar a experiência do usuário (colaborador ou candidato). 

 

Viaflow: Que dicas e sugestões você deixaria para as pessoas que tiveram suas carreiras afetadas nesse momento de pandemia? No que elas devem dar foco? 

Felipe Calbucci: Procurar vagas em indústrias menos afetadas pela pandemia como tecnologia, varejo alimentício, saúde e logística e procurar desenvolver competências através de cursos virtuais. Indeed tem uma página com diversas dicas. Basta acessas www.indeed.com.br e clicar em “Recursos dIndeed para Covid-19″.

Viaflow

Viaflow

Consultoria focada na aproximação da tecnologia com os negócios e as pessoas, visando inovação, automação e transformação.
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print