Falamos muito sobre desemprego, especialmente em função da pandemia, aceleração dos negócios para o meio digital, aumento da demanda por profissionais e, ao mesmo tempo, da falta de pessoas no mercado de tecnologia.
Para a Viaflow os assuntos andam conectados. Nós também trabalhamos com alocação de profissionais – Cosourcing – e contratamos, por isso, sabemos que a grande procura tem sido por pessoas com nível pleno e sênior. Isso se deve ao fato da necessidade cada vez maior que os times de TI tem de acelerar a entrega dos projetos.
Em conversa com executivos de recursos humanos de médias e grandes empresas, ouve-se com frequência que estão contratando profissionais mais para o meio da pirâmide (pleno) do que profissionais de base (júnior).
Baita ponto de atenção se analisarmos que do meio da pirâmide para cima exige maior capacitação, experiência e formação. Em um país em que, apesar do número recorde de alunos nos ensinos médio e superior, menos de 40% da população completou o ensino médio e mais de 10% são analfabetos o cenário é ainda pior (dados McKinsey & Company, abril 2019).
O que acaba acontecendo de fato é o alto índice de rotatividade de profissionais (turnover) entre empresas, comprometendo a entrega de projetos na maioria delas. Isso porque estamos vivendo na prática muita procura e pouca oferta. A conta não fecha!
Além disso, estamos vivenciando aumento da valorização dos profissionais e um overbudget de projetos em função dos altos custos envolvidos. Sabemos que não basta conhecer programação ou ter experiência, mas precisamos também conhecer daquele projeto ou daquele negócio para sermos produtivos. A curva de aprendizado de novos ou troca de profissionais em uma equipe de projeto faz com que tenhamos um atraso na evolução dele.
A supervalorização dos profissionais também não é salutar pois o conceito de concluir ciclos, deixar entregáveis e um legado consistente se quebra a cada nova oferta de um hunter para esse profissional ganhar mais e mais.
Os fatos mencionados são vivenciados por diversas empresas atualmente, independente de segmento e de tamanho.
Por sua vez, o sistema de ensino está passando por transformações importantes, mas ainda não na velocidade que o mundo precisa. Precisamos de professores capazes de serem bons questionadores e não doutrinadores, que misturem técnica com vivência como forma de aprendizado, com trilhas de formação independentes, conteúdo socioemocional, raciocínio lógico e desenvolvimento de criatividade como forma de solução dos desafios apresentados. Sem dúvida, um longo caminho.
O lado bom de tudo isso é que, com a pandemia, abriu-se a possibilidade de contratar pessoas de qualquer lugar do país. Isso porque hoje as pessoas não precisam estar fisicamente nas empresas para prestar seus serviços e atender aos desafios apresentados. Chamo isso de democratização de oportunidades! Sem dúvida, um legado importante da pandemia.
Mas, como podemos resolver esse cenário complexo na prática?
Considerando que isso é um fato inquestionável e que essa situação atinge diversas empresas do país, acredito muito na iniciativa privada conectada com as diversas causas como forma de acelerar soluções de nossa nação.
Sabe-se que a maioria das situações da nossa vida resolvemos atuando na causa e, neste caso, não tem como ser diferente. No entanto, precisamos iniciar hoje, com prioridade e comprometimento, para deixar um legado consistente para um futuro próximo.
Formar pessoas, dar oportunidade de trabalho para iniciantes, profissionais em transição de carreira ou até mesmo pessoas em situações de vulnerabilidade é fundamental. Com isso apoiamos em causas como projetos sociais, desigualdade racial, diversidade. INOVAR depende disso! Opiniões diferentes, de mundos diferentes, construindo um mundo melhor para todos. Um olhar coletivo e generoso de todos focado na solução de problemas comuns.
Estamos fazendo nossa parte contando com parceiros importantes que aderiram a causa.
2021 está batendo na nossa porta!
Seguiremos firmes nessa causa nobre e tão importante, sempre alinhados com propósito de mudar a vida das pessoas através da tecnologia, aproximando pessoas de boas oportunidades e gerando oportunidades de trabalho. A gratidão e a contribuição que elas podem trazer, com experiências únicas, é incrível.
Sintetizando…
Formar novas pessoas para este mercado;
Dar oportunidade para novos profissionais ou profissionais em transição de carreira;
Conectar essas pessoas rapidamente com mercado de trabalho.
Animada com tudo o que está por vir!
Obrigada a todos que acreditam nesse manifesto que pessoalmente luto com muito amor.
Vamos juntos nessa?