new_page

Reflexões e ações para superar a falta de profissionais de tecnologia

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print

Falamos muito sobre desemprego, especialmente em função da pandemia, aceleração dos negócios para o meio digital, aumento da demanda por profissionais e, ao mesmo tempo, da falta de pessoas no mercado de tecnologia. 

Para a Viaflow os assuntos andam conectados. Nós também trabalhamos com alocação de profissionais – Cosourcing e contratamos, por isso, sabemos que a grande procura tem sido por pessoas com nível pleno e sênior. Isso se deve ao fato da necessidade cada vez maior que os times de TI tem de acelerar a entrega dos projetos. 

Em conversa com executivos de recursos humanos de médias e grandes empresas, ouve-se com frequência que estão contratando profissionais mais para o meio da pirâmide (pleno) do que profissionais de base (júnior).

Baita ponto de atenção se analisarmos que do meio da pirâmide para cima exige maior capacitação, experiência e formação. Em um país em que, apesar do número recorde de alunos nos ensinos médio e superior, menos de 40% da população completou o ensino médio e mais de 10% são analfabetos o cenário é ainda pior (dados McKinsey & Company, abril 2019). 

O que acaba acontecendo de fato é o alto índice de rotatividade de profissionais (turnover) entre empresas, comprometendo a entrega de projetos na maioria delas. Isso porque estamos vivendo na prática muita procura e pouca oferta. A conta não fecha! 

Além disso, estamos vivenciando aumento da valorização dos profissionais e um overbudget de projetos em função dos altos custos envolvidos. Sabemos que não basta conhecer programação ou ter experiência, mas precisamos também conhecer daquele projeto ou daquele negócio para sermos produtivos. A curva de aprendizado de novos ou troca de profissionais em uma equipe de projeto faz com que tenhamos um atraso na evolução dele. 

A supervalorização dos profissionais também não é salutar pois o conceito de concluir ciclos, deixar entregáveis e um legado consistente se quebra a cada nova oferta de um hunter para esse profissional ganhar mais e mais. 

Os fatos mencionados são vivenciados por diversas empresas atualmente, independente de segmento e de tamanho.  

Por sua vez, o sistema de ensino está passando por transformações importantes, mas ainda não na velocidade que o mundo precisa. Precisamos de professores capazes de serem bons questionadores e não doutrinadores, que misturem técnica com vivência como forma de aprendizado, com trilhas de formação independentes, conteúdo socioemocional, raciocínio lógico e desenvolvimento de criatividade como forma de solução dos desafios apresentados. Sem dúvida, um longo caminho. 

O lado bom de tudo isso é que, com a pandemia, abriu-se a possibilidade de contratar pessoas de qualquer lugar do país. Isso porque hoje as pessoas não precisam estar fisicamente nas empresas para prestar seus serviços e atender aos desafios apresentados. Chamo isso de democratização de oportunidades! Sem dúvida, um legado importante da pandemia. 

Mas, como podemos resolver esse cenário complexo na prática? 

Considerando que isso é um fato inquestionável e que essa situação atinge diversas empresas do país, acredito muito na iniciativa privada conectada com as diversas causas como forma de acelerar soluções de nossa nação.  

Sabe-se que a maioria das situações da nossa vida resolvemos atuando na  causa e, neste caso, não tem como ser diferente. No entanto, precisamos iniciar hoje, com prioridade e comprometimento, para deixar um legado consistente para um futuro próximo. 

Formar pessoas, dar oportunidade de trabalho para iniciantes, profissionais em transição de carreira ou até mesmo pessoas em situações de vulnerabilidade é fundamental. Com isso apoiamos em causas como projetos sociais, desigualdade racial, diversidade. INOVAR depende disso! Opiniões diferentes, de mundos diferentes, construindo um mundo melhor para todos. Um olhar coletivo e generoso de todos focado na solução de problemas comuns. 

Estamos fazendo nossa parte contando com parceiros importantes que aderiram a causa.  

2021 está batendo na nossa porta!  

Seguiremos firmes nessa causa nobre e tão importante, sempre alinhados com propósito de mudar a vida das pessoas através da tecnologia, aproximando pessoas de boas oportunidades e gerando oportunidades de trabalho. A gratidão e a contribuição que elas podem trazer, com experiências únicas, é incrível. 

Sintetizando… 

  • Formar novas pessoas para este mercado; 

  • Dar oportunidade para novos profissionais ou profissionais em transição de carreira; 

  • Conectar essas pessoas rapidamente com mercado de trabalho. 

Animada com tudo o que está por vir!  

Obrigada a todos que acreditam nesse manifesto que pessoalmente luto com muito amor. 

Vamos juntos nessa? 

Viaflow

Viaflow

Consultoria focada na aproximação da tecnologia com os negócios e as pessoas, visando inovação, automação e transformação.
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print