Introdução
A hiperautomação é uma tendência cada vez mais presente nas empresas, uma vez que oferece diversas vantagens em termos de melhoria de eficiência, produtividade e agilidade para entrega de resultados. Quando iniciamos uma Jornada de Hiperautomação é comum ter dúvidas sobre qual processo ou qual área devemos abordar.
Neste artigo, vamos discutir como escolher a melhor área para evoluir a hiperautomação e também quais atividades com maior potencial de automatização.
O que é hiperautomação?
Antes de falarmos sobre as áreas de negócio mais adequadas para a hiperautomação, é importante entender este conceito.
A hiperautomação é uma abordagem de automação que envolve a combinação de diferentes tecnologias, como RPA, IA, workflow, gestão documental, chatbot e outras, para automatizar processos e demandas de negócio complexas, no formato “end-to-end”. A hiperautomação é capaz de criar processos mais automatizados e mais eficientes, que reduzem o tempo de execução, minimizam erros e possibilitam uma gestão mais inteligente e estratégica dos recursos da sua empresa.
Principais benefícios da hiperautomação para as empresas
A hiperautomação pode oferecer diversos beneficios para as empresas, como:
Redução da interferência humana nos processos
Redução de custos operacionais
Aumento da eficiência e produtividade para as equipes
Melhoria na qualidade dos processos e resultados
Redução do prazo de execução de tarefas
Possibilidade de uma gestão mais inteligente e estratégica de pessoas
Melhoria na experiência do cliente final
Como escolher a melhor área para iniciar a jornada de hiperautomação?
Para escolher a área de negócio mais adequada para iniciar a hiperautomação é importante considerar alguns fatores, como:
Aprovação dos gestores e lideres da área para aplicar tecnologia e transformações
Área com processos de alta frequência de execução
Área com tarefas manuais que consomem muito tempo da equipe
Área que possuem processos críticos para o negócio
Área com processos estáveis (baixo índice de alteração das regra de negócio)
Lista de atividades por área com maior potencial para hiperautomação
Recursos Humanos: processos de recrutamento, seleção, rescisão, folha de pagamento, gestão de benefícios, entre outros.
Financeiro: processos de contas a pagar, contas a receber, conciliação bancária, entre outros.
Logística: processos de fretes, expedição, exportação, recebimento de documentos de transporte, entre outros.
Atendimento ao cliente: processos de triagem de chamados, resolução de problemas, resolução de requisições, suporte a duvidas, entre outros.
Comercial: entrada de ordens de compra, entrada de pedidos, geração de orçamentos, cadastro de clientes, análise de crédito, entre outros.
Conclusão
A Hiperautomação pode trazer diversos benefícios para as empresas, mas é importante entender o momento na Jornada de Hiperautomação de cada área de negócio. Áreas como RH, financeiro e logística possuem mais processos candidatos à hiperautomação, mas avaliamos cada área e cada processo individualmente para mapear os respectivos próximos passos.
A Viaflow ajuda a sua empresa a mapear a jornada de hiperautomação oferecendo soluções aderentes às necessidades de cada negócio. Juntos, nós vamos identificar os processos mais adequados à automação e automatiza-los de forma gradual, focando sempre nos ganhos rápidos e completos para as equipes envolvidas.
Vamos desenhar e evoluir esta jornada juntos?
Entre em contato conosco!
Matheus Lopes
Digital Solutions Manager