Você está investindo esforços no que deveria?

Não é novidade que as pessoas estão com suas agendas lotadas, com listas de tarefas intermináveis e muitas atividades para realizarem. Não é novidade também, que a pauta da inovação e da transformação de negócios trouxe para dentro das empresas uma corrida frenética para inclusão de novas tecnologias em suas atividades. 

Juntando-se a sobrecarga de trabalho, seja de tarefas rotineiras ou de projetos de melhoria, estamos passando por um cenário dentro das empresas de redução de custos e de paralisação de projetos. Diante dessas situações, como saber se você está direcionando esforços no que deveria? 

Dentro do contexto organizacional a resposta é mais simples: olhe para o mapa estratégico da empresa e foque nos projetos e desdobramentos que vão contribuir para que se atinja os objetivos traçados. Estar alinhado com os objetivos estratégicos contribuirá para você conseguir com mais facilidade pessoas para participarem do desenvolvimento das iniciativas, recursos financeiros e atenção das lideranças no momento da tomada de decisão.  

Perdoem o trocadilho, pode ser simples, mas nem sempre é fácil ter essa clareza de atuar e focar nas ações que geram valor para a empresa. São vários os motivos de não conseguir investir os esforços no que se deveria, como por exemplo, a falta de entendimento de como os desdobramentos projetados vão contribuir para se atingir determinado objetivo estratégico.  Ou seja, a estratégia traçada não vai levar ao resultado desejado. 

Mesmo considerando que aquilo que foi pensado e planejado tem potencial para atingir os resultados esperados, as pessoas e as empresas têm encontrado dificuldade em priorizar onde focar seus esforços. Podemos citar outras dificuldades: 

– estão envolvidas em uma quantidade excessiva de projetos e iniciativas, além das atividades rotineiras que desenvolvem; 

– falta de clareza se as soluções apresentadas são as mais efetivas para o atingimento dos objetivos propostos e falta tempo para buscar informações que contribuiriam para a tomada de decisão; 

– falta de entendimento do que gera valor para os clientes, para os colaboradores, para os atores envolvidos e como usar essas informações de forma estratégica; 

– dificuldade de ter visão sistêmica do negócio seja pela estrutura organizacional ou pela cultura empresarial. 

Uma das alternativas para auxiliar as pessoas e as empresas investirem seus esforços e desenvolverem iniciativas de valor é aplicar as abordagens de design para entender o problema e os cenários, priorizar alternativas, projetar soluções, alinhar direcionamentos e engajar pessoas dos times. Tendo sempre como princípio gerar valor para as pessoas e para o negócio. 

As abordagens do design – design thinking, design de serviços ou design estratégico – facilitam a tomada de decisão porque no desenvolvimento de suas atividades permitem ampliar olhar sobre o problema, analisar cenários, entender como os atores se relacionam e interagem com os serviços e os sistemas. Além disso, tem como fundamento o envolvimento das pessoas de diversos times com o objetivo de trazer uma visão transversal e sistêmica para a concepção de soluções e das priorizações. 

E foi exatamente por esse entendimento, que trouxemos a BU de Design for Business Transformation para fazer parte do portfólio de serviços da Viaflow.  Porque nem tudo é sempre só sobre tecnologia!   

Podemos entender e ajudar nossos clientes quando tudo parece urgente, mas falta direcionar o que está alinhado ao mapa estratégico da empresa e aí sim definir prioridades. Quando nosso cliente quer ter entendimento e validar sobre a jornada do cliente (seja interno ou externo). E ainda se é necessário validar se os processos que existem em determinada área é realmente a melhor maneira de fazer aquilo.  

E agora, após ler o texto, você consegue identificar se está desenvolvendo projetos e iniciativas que geram valor para você e para o negócio da empresa que atua?  

Que tal batermos um papo para entender como Design for Business Transformation pode te ajudar com as priorizações e os direcionamentos estratégicos de projetos e iniciativas? 

 

Cristiana Ferronatto 
Head de Design for Business Transformation 
cris.ferronatto@viaflow.com.br 
https://www.linkedin.com/in/cristianaferronatto/
ebook jornada de hiperautomação

Últimas Notícias e Insights

Ver tudo