banner site

A transformação pela necessidade

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
tela teste

Por Graziele Rossato – CEO & Founder da Viaflow

Eu sempre procuro olhar o lado bom de tudo, e não tem sido diferente nesse momento.

REFLEXÃO é uma boa palavra para representar tudo isso.

Há tempos venho pensando sobre a efetividade dos movimentos e investimentos de transformação nas empresas, e mais do que isso, pensado no papel das pessoas como protagonistas.

Segundo o livro MINDSET, de Carol S. Dweck, existem dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento.

O mindset fixo tem dificuldades com as mudanças, não consegue visualizar possibilidades, se auto boicota para não sair de onde está. Afinal, a zona de conforto é tão tranquila…

Já o mindset de crescimento gosta do novo, de cenários não previstos, errar não é um fracasso, é mais resiliente e não esmorece diante da dificuldade.

(onde a Grazi quer chegar com isso?)

É sabido que INOVAÇÃO  e a TRANSFORMAÇÃO dependem centralmente de PESSOAS INSPIRADORAS que fazem acontecer, mudam culturas, processos e apoiam na condução dessa jornada.

Particularmente nunca gostei do termo TRANSFORMACÃO DIGITAL, pois entendo que as transformações não acontecem apenas no meio digital ou para sermos mais digitais, mas para nos tornar mais humanos, gerir melhor nosso tempo, fazer melhor, pensar diferente, ser mais eficientes. Depende de muita coisa! Envolve também tecnologia, mas não precisa ser tecnológico.

As empresas contratam times dedicados para inovação, investem em espaços propícios e específicos para pensarmos diferentes, novas operações coloridas e divertidas, games, sala de descompressão, abrimos ambientes de trabalho com o intuito de sermos mais colaborativos, buscando produtividade e criatividade. Mas e o retorno de todo esse investimento? O quanto realmente conseguimos mudar e o tempo que estamos levando para isso? Certamente não têm sido tão rápido quanto o investimento e a demanda de mercado.

Diante desse pano de fundo planejado e de certa forma previsível, eis que surge algo inesperado e até certo ponto não previsto: o COVID-19.

Um problema local que se tornou global e trouxe mudanças em todas as esferas, em tempo record e pela sobrevivência.

Tudo agora absolutamente possível diante da falta de alternativa. O mindset  de crescimento  passou a ser o o modus operandi para quase todas as pessoas e empresas.

Pois bem, pela NECESSIDADE, a maioria das pessoas está se reinventando. Negócios que pareciam ser impossíveis serem executados on line, agora são. Pessoas que jamais pensaram em mudar de profissão, agora buscam outras alternativas para viver. Fechar shoppings? Jamais! E ir no supermercado pela internet para muitos, inclusive para mim, parecia impossível. Mindset de startup? Várias empresas tiveram que adotá-lo da noite para o dia: agir rápido, se reinventar, pensar em curto prazo.

Outro item que acelera a mudança são as LEGISLAÇÕES compulsórias onde temos que cumprir o que é solicitado, atender a prazos, mudar nossos processos, em tempo, para não sermos penalizados, por exemplo.

As pessoas mais do que nunca precisarão desaprender e reaprender e sem querer, farão tudo aquilo que jamais pensaram ou que levariam anos para fazê-lo, tudo pela SOBREVIVÊNCIA.

Encontros com amigos, happy hours, terapia, teatro, shows, academia, entrevistas, novos canais de bate-papo, cursos e eventos, equipes remotas,… Como ser relevante e ter empatia de forma remota?

Arrisco a dizer que estamos mais conectados do que nunca, mais preocupados com os outros, mais solidários, as famílias estão mais unidas, o meio ambiente menos poluído, estamos mais aberto para a mudança, mais receptivos para o novo, com mais tempo para si e para os outros. Um mundo com novas profissões, pessoas mais autônomas, profissionais geridos por resultado e não por controle, um universo cheio de incríveis possibilidades.

É fato que estamos vivendo uma séria onda de problemas de saúde mundial e que paralelamente estaremos recebendo outra onda de problemas econômicos. Todos estão sendo direta ou indiretamente impactados.

Sabemos que tudo isso vai passar e torço para que as mudanças positivas trazidas por esse momento sejam efetivamente implantadas.

Que seja instaurada finalmente a verdadeira TRANSFORMAÇÃO, porque pela vida somos capazes de tudo.

Its time to change effectly!

Its time to make a difference!

 

Curtiu? Entao mande sua mensagem!

ViaFlow

ViaFlow

Consultoria focada na aproximação da tecnologia com os negócios e as pessoas, visando inovação, automação e transformação.
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print