MATÉRIA_02

Por que implementar automação de processos no setor financeiro e contábil?

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print

Automatizar é pensar no futuro, derrubar fronteiras e empoderar as pessoas.

 

As tecnologias de automação ajudaram a transformar o setor financeiro e contábil, como bancos, empresas de seguros e prestadores de serviços de contabilidade em todo o mundo. As empresas estão adotando a transformação digital como sua estratégia principal para aumentar as receitas e as margens de lucro gerais. Existem vários benefícios advindos das estratégias digitais, como maior segurança e agilidade nos fechamentos contábeis e entrega dos resultados além de melhorar o gerenciamento de riscos financeiros, para empresas que empregam automação em suas operações diárias.

 

Após adotar a transformação digital, as empresas relatam um aumento na velocidade dos processos, precisão e redução no custo operacional. Além disso, a automação também melhorou a eficiência dos processos de negócios que anteriormente exigiam interações manuais e, ainda, aprimorou a experiência do cliente. No mundo competitivo de hoje, os papéis das pessoas envolvidas em finanças e contabilidade estão evoluindo e exigem investimentos significativos na adoção de tecnologia para permanecerem lucrativos no longo prazo. Além disso, as mudanças nas necessidades dos consumidores e suas crescentes expectativas podem forçar qualquer organização a repensar seus modelos de negócios e começar a oferecer seus serviços por meio de plataformas digitais.

 

 

Libere tempo para atuar em atividades mais importantes para o negócio

A maioria dos profissionais de finanças e contabilidade está ligada às tarefas operacionais tediosas e raramente consegue tempo para se concentrar em atividades de criação de valor para o negócio. Há uma necessidade crescente de organizações automatizarem esses processos demorados, dando ao pessoal financeiro tempo suficiente para fornecer informações analíticas. A automação, juntamente com os algoritmos preditivos, permite que os profissionais olhem para o futuro – fazendo análises mais elaboradas e criando modelos e processos mais eficientes – e coloquem as empresas no caminho do sucesso.

 

Basta fazer uma rápida pesquisa na Internet para perceber que empresas líderes em seus mercados já estão utilizando automação nos departamentos de finanças e contabilidade, colocando sua força de trabalho em atividades de agregação de valor. Em sua jornada de digitalização, eles estão começando com processos financeiros e contábeis para fazer as coisas com mais rapidez e precisão. A automação, combinada com outras novas tecnologias, como robotização de tarefas   (RPA), automação de processos (BPM) e análise de dados apoiadas em inteligência artificial / aprendizado de máquina (AI / ML), abre mais possibilidades para as empresas explorarem.

 

 

Automatizando processos financeiros e obtendo vantagem competitiva

Vários processos financeiros podem ser facilmente automatizados implementando o conjunto certo de tecnologias. Bons exemplos desses processos incluem reconciliação bancária, contas a pagar, abertura e fechamento de contas, conformidade e relatórios fiscais, faturamento e gestão de despesas. A automação pode reduzir significativamente os erros quando se trata de criação de faturas e garante o processamento de pagamento de ponta a ponta, economizando tempo e dinheiro. Os profissionais de contabilidade gastam uma quantidade enorme de tempo revisando e validando manualmente as transações. A automação das reconciliações bancárias pode não apenas reduzir sua carga de trabalho, mas também permitir que eles se envolvam em outras atividades importantes para o crescimento dos negócios.

 

Como bons exemplos dos principais casos de uso de automação em finanças e contabilidade, podemos citar:

 

1. Contas a pagar e contas a receber

Há muito o que acompanhar no gerenciamento de Conta a Pagar e Receber. Essas rotinas exigem várias tarefas repetitivas baseadas em regras. A automação é capaz de configurar processos para diferentes fornecedores e clientes, processar pagamentos e recebimentos, enviar notificações de pagamento pendentes e muito mais.

 

2. Faturamento

O processamento manual da fatura pode levar de quatro a 16 dias, dependendo do grau de atividades manuais envolvidas no processo de cada empresa. No entanto, automatizando o processo de faturamento, as empresas podem monitorar recibos, extrair dados, criar e enviar faturas personalizadas, enviar lembretes e muito mais em apenas alguns minutos.

 

3. Reconciliações

As reconciliações são uma parte importante de todos os processos contábeis. Elas garantem que os registros estejam de acordo e apareçam com precisão nas demonstrações financeiras.

A automação permite rápida verificação e reconciliação de saldos e cria relatórios ideais para revisão e aprovação.

 

4. Conformidade e relatórios

A automação ajuda na captura e manipulação de dados para dar suporte a relatórios regulatórios. Além disso, também permite que as áreas de finanças e contabilidade criem uma trilha ou relatórios de auditoria e obtenham confirmação de recebimentos.

 

 

 

Além de garantir precisão e consistência nas informações financeiras, a automação desses processos salvará o estresse de sua equipe de finanças e contabilidade e proporcionará uma melhor experiência aos seus clientes. Ao invés de ter de examinar várias planilhas, com a automação financeira, você pode colocar seu departamento financeiro e contábil para analisar e interpretar informações financeiras e ajudar no crescimento da empresa.

Com tantos desafios, trabalhando em um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, com um cenário tecnológico e legal em constante evolução, as empresas estão pressionadas para agir de forma menos reativa sendo mais eficientes e flexíveis. Um plano de automação representa a continuidade dos negócios na era digital que já chegou!

 

 

ViaFlow

ViaFlow

Consultoria focada na aproximação da tecnologia com os negócios e as pessoas, visando inovação, automação e transformação.
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print