new_banner

DA QUALIDADE À CONTROLADORIA: EFICIÊNCIA OPERACIONAL COM RPA

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print

SOBRE A COMPASS MINERALS

A Compass Minerals é referência mundial no desenvolvimento de soluções inovadoras para nutrição e fisiologia de plantas e animais – além de destaque no setor de tratamento de águas, cloro, soda e insumos químicos para processos industriais.

 

Em 2016, a multinacional realizou a aquisição da Produquímica no Brasil, uma das principais fabricantes e distribuidoras de nutrientes vegetais especiais do país.

 

A transação concluída no primeiro trimestre de 2019, foi pedra fundamental na estratégia de crescimento da Compass. Com a aquisição, a companhia ampliou a abrangência geográfica de suas operações para um dos mais importantes mercados agrícolas do mundo. Além disso, houve também expansão da carteira de produtos, fazendo com que figure constantemente entre uma das cem empresas mais confiáveis dos Estados Unidos, segundo a Forbes.

 

Atualmente a empresa já exporta seus produtos para todos os continentes, atingindo diretamente mais de 70 países. No Brasil, a operação conta com mais de 1.200 colaboradores e 9 parques fabris estrategicamente posicionados.

 

Seus investimentos realizados em pesquisa e desenvolvimento, permitem desenvolver e aprimorar ainda mais suas tecnologias, avaliar a performance de novos produtos, e manter o portfólio sempre na vanguarda da inovação, trazendo ainda mais produtividade para todos seus clientes.

 

 

“Todo trabalho esteve alinhado com as nossas expectativas. O desenvolvimento contou com transparência e foi construído de modo cooperativo. Além disso a Viaflow sempre se colocou interessada, buscando entender onde poderia auxiliar para agregar mais valor às entregas, sempre respeitando questões como prazo, compliance e pessoas.”

Vinicius Ribeiro

IT MANAGER LATAM – COMPASS MINERALS

 

 

O INÍCIO DA JORNADA

Os processos de integração entre os mundos físico e digital vem mudando de maneira acelerada o dia-a-dia das empresas. A premissa básica parte de uma melhor eficiência nos custos da operação, mais agilidade de atendimento às demandas e, claro, sem perda nenhuma na qualidade de suas entregas.

 

Uma solução que vem ganhando cada vez mais destaque em nosso mercado, é o Robotic Process Automation (RPA), que nada mais são do que robôs que imitam a atuação de um ser humano, executando atividades preestabelecidas por um conjunto de regras e baseados em um sistema de dados de fácil integração.

 

Além dos benefícios já conhecidos, os robôs para automação de processos vêm se tornando grandes aliados para a realização de atividades operacionais, repetitivas e corriqueiras. A redução de erros, alta disponibilidade (24x7x365), economia financeira e diminuição do tempo de Retorno sobre o Investimento (ROI) são apenas alguns dos exemplos e melhorias visíveis já no curto prazo.

 

 

OS DESAFIOS FORAM DIVERSOS

Já parou para pensar no quão produtivo seria se pudéssemos mapear e racionalizar as atividades de nosso setor, identificando procedimentos repetitivos e possivelmente até desnecessários, que por desconhecimento é simplesmente transferido para uma próxima área, de maneira até mecânica?

 

Seguir o “sistema atual” e o modo de operação instalado, nem sempre significa estar certo. Para fins de otimização e melhora continua, processos precisam ser permanentemente revisitados. Porém, como hoje em dia tudo é corrido, falta tempo para se pensar “fora da caixa” e identificar possíveis GAPs e pontos de melhoria.

 

Este desafio que encontramos no início do projeto com a Compass, não são de privilégio apenas da companhia. A nossa relação e expertise nos possibilitou avaliar, em conjunto, alguns processos da empresa para avançarmos na implantação dos robôs e suas automações.

 

A partir daí, visualizamos grandes oportunidades de transformar processos manuais e relativamente demorados, em vantagens competitivas por meio da eficiência, capacidade e volume de resultados significativos com a inserção da tecnologia dentro de suas jornadas.

 

Atualmente, a empresa está extremamente empenhada em acelerar a implantação de outros processos que já estão mapeados e assim conseguir simplicidade operacional, entregas mais rápidas e permitir que sua força de trabalho se dedique às inovações que trazem vantagens competitivas nesse mercado cada vez mais competitivo.

 

A VIRADA DE CHAVE

Além disso, outro grande fruto que está sendo colhido pela companhia, é do fato da Compass Brasil ser o precursor na utilização deste tipo de tecnologia em todas as unidades da Compass Minerals espalhadas pelo mundo. Em suas reuniões globais de benchmarking interno a operação brasileira já vem compartilhando alguns resultados alcançados com a automação de tarefas. A ação é vista com bons olhos em todas as unidades pois se uma companhia busca competividade em um mercado em constante evolução, deve ter uma estratégia clara e bem definida, além de tomar proveito dessa onda de mudanças a seu favor, transformando seus processos e agilizando métodos considerados clássicos até então.

 

 

 

 

 

UM PARCEIRO COM EXPERIÊNCIA EM DIVERSAS VERTICAIS DE NEGÓCIO

Segundo pesquisa Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, até 2022 o mercado de soluções de RPA movimentará cerca de US$ 2,4 bilhões e estima que, 85% das grandes organizações terão adotado alguma forma de automação.

 

Diante desse cenário, podemos dizer que já não é mais novidade que essas soluções estão modificando o modelo de trabalho de todas as empresas e em todos os segmentos de mercado. Por isso, desde 2001, a Viaflow trabalha focada na eficiência operacional das empresas, trazendo redução de custos e gerando alto valor para seus clientes dentro de sua jornada de transformação digital. Além disso atuamos de forma completa, desde a concepção do projeto, ajudando o cliente na construção de uma nova forma de trabalho, na implantação e no apoio e sustentação

 

 

“Com o discurso muito forte de que o RPA está focado no corte de empregos e na desintegração de organizações, nossa experiência aparece em contraste. A automação nos oferece a oportunidade de começar a repensar o que é possível e obter insights sobre a melhoria de diversos processos de negócios.”

Dulce Siqueira

DIGITAL SOLUTIONS MANAGER – VIAFLOW

 

 

QUER VER ESSES RESULTADOS NA SUA EMPRESA?

Não é da noite para o dia que grandes resultados serão imputados com RPA. Tem muito trabalho por trás disso. E nada melhor do que um especialista para te ajudar nessa jornada.

 

Se quiser saber como utilizar implementar na sua empresa e gerar mais resultados fale com um de nossos consultores e veja como podemos ajudá-lo.

 

Para falar com o time da Viaflow é só enviar uma mensagem através de nossa página contato.

 

 

ViaFlow

ViaFlow

Consultoria focada na aproximação da tecnologia com os negócios e as pessoas, visando inovação, automação e transformação.
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print