VIAFLOW - RH E ROBÔS - O FUTURO QUE NOS ESPERA

RH E ROBÔS – O FUTURO QUE NOS ESPERA

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Uma área que existe para cuidar de pessoas! O RH, Gente e Gestão, Cultura e Pessoas e todas as classificações da área que nasceu para apoiar as organizações a cuidar do seu maior e mais importante “patrimônio” as pessoas.

 

E se eu te disser que os robôs de software podem ajudar o RH a se tornar mais humano?

Você pode entender os robôs de software como uma força de trabalho virtual ou um centro de processamento de back-office sem humanos. Se automatizarmos todas as interações relacionadas à administração entre um gerente de RH e um computador, ganhamos tempo que poderia ser investido em ações mais humanizadas, como desenvolvimento das pessoas, ações com a lideranças, estratégia e cultura, ou o tempo face to face com seus colaboradores.

 

Mas como é possível a adoção dessa tecnologia para o RH?

O papel mais importante em qualquer negócio de sucesso é a força de trabalho próspera e produtiva.

 

E é por isso que o RH precisa acompanhar as tendências globais (também conhecidas como Transformação Digital) e trabalhar continuamente em sua vantagem competitiva – ou correm o risco de ficar para trás.

Foram-se os dias em que o RH lidava principalmente com tarefas administrativas, como folha de pagamento ou verificação de que os formulários eram preenchidos corretamente. Agora, o RH têm um papel estratégico que é crucial para o sucesso de qualquer organização. Desde atrair talentos com match ideal, cujas habilidades correspondam às metas atuais e futuras da empresa até sugerir estratégias de treinamento e desenvolvimento de funcionários, o foco dos gestores de RH está na construção de uma jornada de alto nível de engajamento, apoiando os negócios e mantendo-se atualizado e competitivo.

Mas os líderes de RH ainda têm muitas tarefas administrativas e operacionais que os impedem de usar seu tempo em um trabalho mais estratégico. São essas tarefas repetitivas que podem ser facilmente automatizadas por um robô de software.

A Deloitte estima que mais de 50% dos processos de RH padrão podem ser automatizados através de uma ferramenta de RPA.

 

E como a RPA pode acelerar os processos do RH?

A Automação Robótica de Processos [RPA] é uma forma de tecnologia de automação que usa robôs de software para completar tarefas repetitivas e manuais. Isso torna  a tecnologia perfeita para automatizar e melhorar os aspectos repetitivos do onboarding de RH, folha de pagamento, contratação e muito mais. A RPA pode complementar a tecnologia tradicional já usada pelos times de RH. Os robôs de software RPA podem completar de forma mais rápida uma série de tarefas operacionais nas quais os times normalmente dedicam muitas horas todos os meses.

Alguns exemplos de otimização e aceleração com Robôs:

>> Eliminar tarefas ineficientes de folha de pagamento

>> Contratando o candidato certo

>> Onboarding: Criando uma primeira impressão EXCEPCIONAL

>> Melhorar os processos de rastreamento de ausência

>> Gestão dos Dados de Funcionários

>> Gestão de Viagens e Despesas

>> Off-boarding e Gestão de demissões

 

Nos próximos artigos, abordaremos em mais detalhes cada ponto apresentado acima.

 

O objetivo aqui, é desconstruir uma visão de Homem X máquina, para uma evolução das relações de trabalho em equipe entre os humanos e os robôs de software, que trará sem dúvida: assertividade, velocidade, qualidade nas entregas, precisão, redução de carga operacional e o mais valioso de tudo que temos – o tempo, para pensar e desenvolver estratégias que respondam as necessidades dos negócios nas nossas organizações.

Há alguns anos, a RPA ainda era considerada uma tecnologia incipiente, tratada com cautela e considerada algo para o futuro. Hoje, está firmemente em ascensão e empresas de todas as formas e tamanhos, em uma ampla gama de indústrias, estão encontrando seus benefícios atraentes. O surgimento de bots de RPA significa que o potencial de automação é ainda mais poderoso.

Tecnologia também é papo para RH. Existem caminhos convergentes,  de muito sucesso e realização para essa área tão importante e estratégica para as empresas.

O RH além de conhecimento e dados, tem tecnologia a disposição de forma acessível financeiramente.

Não estamos falando de custos absurdos, mas de pequeno investimento que pode mudar a realidade e proporcionar a quem escolheu cuidar das pessoas, a oportunidade de fazer.

 

Como está essa transformação na sua empresa? Vamos falar de RPA?

 

 

ViaFlow

ViaFlow

Consultoria focada na aproximação da tecnologia com os negócios e as pessoas, visando inovação, automação e transformação.
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print