VIAFLOW - RPA pode economizar 25 mil horas

RPA pode economizar 25 mil horas de trabalho das equipes financeiras, afirma estudo

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print

Destaques do estudo

>> O uso adequado da automação robótica de processos (RPA) pode ajudar os departamentos financeiros a economizarem 25.000 horas de trabalho por ano, mostra um novo estudo do Gartner. São 625 semanas de trabalho. A quantidade média de retrabalho evitável pode consumir até 30% do tempo total de um funcionário em tempo integral, constatou o Gartner.

 

>> Acredita-se que o número de 25.000 horas de economia que o Gartner cita seja causado por erros humanos, disse a empresa de pesquisa. Menos de um terço dos departamentos financeiros que já utilizam RPA usaram ao máximo as capacidades da tecnologia na otimização de relatórios financeiros, deixando “grandes ganhos de eficiência sobre a mesa”, disse o Gartner.

 

>> Apesar dos benefícios claros do uso da RPA em toda a empresa, apenas 29% dos adotantes de RPA implementaram a tecnologia para relatórios financeiros, disse o estudo.

 

 

Detalhando os Insights

O Gartner encontrou três principais obstáculos dificultando a adoção mais ampla de RPA no processo de relatórios financeiros, de acordo com entrevistas com mais de 150 controllers corporativos, diretores de contabilidade (CAOs) e executivos financeiros. Os obstáculos podem ser resumidos como “uma hesitação em remover a análise humana do processo, a percepção de baixo [retorno sobre o investimento], e atrasos na padronização de processos antes da implementação”.

 

A maioria dos CAOs e controllers corporativos são forçados a priorizar as atividades de RPA “com base na falta de recursos e em seu papel na gestão de um centro de custos, onde eles são constantemente solicitados a fazer mais com menos”, descobriu o Gartner. “Usar uma fórmula típica de ROI centrada em custos, focada na economia de tempo dos funcionários em tempo integral, tende a despriorizar as oportunidades de RPA dentro de relatórios financeiros para outras oportunidades de negócios.”

 

A maioria dos funcionários prefere evitar o retrabalho e poder aproveitar suas horas de trabalho em favor das atividades mais estratégicas que só um humano pode fazer, disse Dennis Gannon, vice-presidente de pesquisa da prática de Finanças do Gartner. “[CFOs] que abraçam totalmente a RPA [vêem isso] como um impulso para a proposta de valor de funcionários”, disse ele.

 

“A maior razão [para a resistência à implementação do RPA é] a crença de que o uso com sucesso do RPA requer um nível de padronização e limpeza de processos dentro do fluxo de trabalho”, disse Gannon ao site CFO Dive. “Mas a RPA é muito mais modular do que a tecnologia tradicional, e pode se adequar à padronização no início da jornada da automação.

 

“Certamente vemos muito sucesso com uma abordagem incremental [à adoção do RPA]”, disse Gannon. “Treinando a equipe sobre o que é RPA, o que a tecnologia pode fazer, e por que ela pode ajudar … podemos começar a solicitar do time algumas das ideias excelentes para um processo piloto e uma prova de conceitos, e [iterar] a partir daí.”

 

Os CFOs devem considerar especificamente o ROI da RPA “mais amplamente do que os modelos tradicionais de eficiência de economia de custos e o deslocamento de custos”, disse Gannon. “Particularmente, olhe para a RPA através da lente do engajamento que você pode obter com sua equipe, tornando o fluxo de trabalho mais gratificante. Você, como CFO, não quer ser o último na fila para talentos organizacionais, quando outras áreas estão usando tecnologia de ponta.”

 

 


Este artigo foi publicado originalmente no site CFO Dive. Para acessar o texto original em inglês, clique aqui.
ViaFlow

ViaFlow

Consultoria focada na aproximação da tecnologia com os negócios e as pessoas, visando inovação, automação e transformação.
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print