new_banner_Agrofel

COMO O RPA PODE MELHORAR A ROTINA DA ÁREA FINANCEIRA

Compartilhe:

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print

A AGROFEL

Fundada no interior do Rio Grande do Sul há mais de 43 anos, a Agrofel Grãos e Insumos está ao lado do agricultor em todas as etapas da produção. Do plantio à colheita, oferecendo sempre as melhores soluções para uma lavoura de alta tecnologia e grande produtividade.

 

Sua estratégia é voltada para atender a cerca de 15 mil agricultores, apoiada em 38 unidades, entre armazéns e lojas e com capacidade estática combinada de quase 450 mil toneladas de armazenamento.

 

Desta forma, o agricultor pode armazenar sua produção e escolher o melhor momento para a sua comercialização, contanto com a segurança e garantia da Agrofel.

 

Para isso a empresa também precisa de uma equipe altamente treinada, com capacidade para atender as necessidades do agricultor, no campo ou na cidade, comprometida com o desenvolvimento sustentável e de olho em ações inovadoras para gerar ainda mais valor em seus negócios.

 

O CENÁRIO

A automação de tarefas através do RPA(Robotic Process Automation), possui o incrível potencial de transformar o local de trabalho de maneira tão profunda, da mesma maneira que as máquinas da Revolução Industrial mudaram a operação de chão de fábrica em 1760.

 

Mas diferentemente daquela época, uma das características observadas no RPA é a sua facilidade de implementação, onde não envolve uma mobilização de arquitetura tecnológica em grande escala.

 

Por consequência, seu custo de implantação não tem se tornado uma barreira de entrada para o uso da tecnologia. Mas este não é o único ponto que deve ser avaliado. É necessário utilizar a tecnologia como uma estratégia mais ampla, para que os resultados sejam já vistos no curto, e também no médio e longo prazo.

 

Mas como podemos inserir a tecnologia na AGROFEL? E mais do que isso, fazer com que as equipes comecem a usufruir dos diversos benefícios que a automação pode lhes oferecer?

 

O DESAFIO

Permita-se imaginar que a operação possui um robô que realiza a conciliação para diferenças de até 1 real, que são juros ou descontos provenientes de arredondamentos de cálculos no ERP, fazendo assim, toda a baixa destes valores, garantindo eficiência, agilidade e segurança.

 

Imaginou? Então você também percebeu que o time da empresa pode sim ter mais tempo para realização de atividades que envolvem o seu intelecto e habilidades humanas pessoais.

 

Para Igor Silva, Gerente de TI do Grupo Ferrarin/AGROFEL, uma das grandes dificuldades da rotina do financeiro fica por conta de um “processo manual, moroso e por diversas vezes, bastante impreciso”, aponta.

 

Mas engana-se quem pensa que isso é coisa para TI.  Hoje os robôs podem ser aplicados por todas áreas da empresa, do financeiro e da contabilidade, passando pela logística até o time de recursos humanos, que possuem diversas atividades operacionais, repetitivas e corriqueiras que podem e devem ser absorvidas por um trabalhador digital.

 

Além da redução da carga de trabalho manual para a equipe financeira neste caso, tínhamos o desafio de garantir números corretos e assertivos, colocar o trabalho em dia e mitigar possíveis erros humanos e imprecisão de informações no sistema.

 

AS CONQUISTAS

RELATÓRIOS E INTEGRAÇÕES

O RPA pode operar qualquer tipo de sistema, em qualquer plataforma. E para isso não necessita de habilidades técnicas avançadas. Com o trabalho realizado junto com o time da AGROFEL, conseguimos garantir toda a preservação do legado tecnológico da empresa e reduzir um grande custo com customização. Além disso, na jornada transformação digital, conseguiremos ganhar tempo e produtividade pois nossos robôs facilmente conseguem “manusear” e-mails, planilhas, websites, bancos de dados, apis, ERP, CRM, aplicações, entre outros.

 

PADRONIZAÇÃO E AGILIDADE

Quando implementamos o trabalhador digital na AGROFEL e a tecnologia RPA, rapidamente percebemos o aumento da produtividade e desempenho, pois conseguimos eliminar riscos na prestação dos serviços (faltas, doenças, erros e etc.). Outro ponto importante foi a possibilidade de escalar a eficiência operacional, com trabalho 24×7, atendendo assim as mudanças necessárias da empresa e principalmente de mercado.

 

RASTREABILIDADE DO PROCESSO

Para muitos segmentos e indústrias a rastreabilidade dos processos é uma exigência legal. Por isso o RPA também viabilizou o compliance para o time da AGROFEL, sendo possível armazenar todo o processo executado em nível digital com total rastreabilidade e visibilidade, oferecendo mínima margem de erro, pois o robô não é suscetível a pular etapas ou esquecer processos que já são pré-determinados.

 

PONTOS DE FALHA E VULNERABILIDADE

Com o RPA conseguimos avaliações periódicas dos processos realizados, sendo possível assim determinar quais mudanças ocorreram, medindo o progresso, ou a falta dele, e avaliando assim os possíveis riscos e impactos para a organização.

 

DEDICAÇÃO EM ATIVIDADES DE ALTO VALOR

Com a automação de processos, hoje os colaboradores podem se dedicar a tarefas que realmente importam em suas funções, trabalhando criatividade e interação colaborativa e gerando benefícios reais para a AGROFEL.

Ficou mais fácil de entender que não é a toa que o RPA é um dos queridinhos do momento, não é? Então vamos compartilhar uma lição aprendida e de grande importância para dividir com você, caro leitor: comece pequeno, pense grande, mas seja rápido.

 

Toda entrada de tecnologias gera dúvidas, incertezas e insegurança, por isso escolha um projeto piloto e demonstre que o RPA tem valor e pode gerar benefícios reais. Isso irá permitir que você demonstre a os benefícios a sua empresa e ganhara novos aliados para ampliar a escala das implantações de novos processos de trabalho.

 

Segundo a Gerente Financeira da AGROFEL, Natalie Hennemann, “Podemos dividir nossa trajetória em ANTES e DEPOIS da implantação do RPA. Hoje a automação faz parte da nossa rotina, facilitando e agilizando processos do setor financeiro”.

 

 

Podemos dividir nossa trajetória em ANTES e DEPOIS da implantação do RPA. Hoje a automação faz parte da nossa rotina, facilitando e agilizando processos do setor financeiro.”

Natalie Hennemann

GERENTE FINANCEIRA – AGROFEL

 

 

INICIE SUA JORNADA COM RPA HOJE MESMO

A automação de processos com RPA não deve ser implementada em função da tecnologia estar na vitrine atualmente. Com ela, conseguimos bons e diversos benefícios que podem e devem ajudar a impulsionar as empresas na era da transformação digital.

 

Se quiser saber como utilizar e implementar na sua empresa e gerar ainda mais resultados fale com um de nossos especialistas e veja como podemos ajudá-lo.

 

Para falar com o time da Viaflow é só enviar uma mensagem através de nossa página contato.

 

 

ViaFlow

ViaFlow

Consultoria focada na aproximação da tecnologia com os negócios e as pessoas, visando inovação, automação e transformação.
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print