Tecnologia trabalhando para pessoas

Robôs trabalhando em prol das pessoas! Isso é real!

Mais tempo para o RH – Cultura e Pessoas. Gente e Gestão – desenvolver e cuidar daqueles que geram maior valor para o negócio.

Uma área cada vez mais estratégica cuidando de pessoas para alavancar os negócios.

Cuidar de pessoas e não acumular processos

Desafios dinâmicos, que exigem criatividade e agilidade.

Onboarding, admissão, treinamento, acompanhamento, eventos, comunicação e engajamento, cultura, clima… São tantas as iniciativas que exigem assertividade nos processos. Ao mesmo tempo, as equipes de RH devem lidar com excesso de tarefas administrativas e não podem perder de vista os objetivos estratégicos como cuidar de pessoas e resolver a equação de como fazer tudo isso com recursos cada vez mais escassos.

Executivos e gestores de RH já podem contar com o auxílio dos robôs de software para entregar mais rápido, com mais precisão e consumindo muito menos tempo das equipes.

A Automação Robótica de Processos (RPA) foi desenvolvida para apoiar os profissionais de RH, liberando o tempo excessivos de atividades manuais e repetitivas.

Um RH para resultados, conectando pessoas e negócios. Através da tecnologia.

Os desafios frequentes do RH

Muitos processos manuais e repetitivos

As áreas de RH se esforçam para oferecer valor estratégico quando o time está atolado na execução de tarefas manuais, trabalhosas, que abrangem todo o ciclo de vida dos profissionais na empresa, como triagem de candidatos, integração e folha de pagamento mensal.

Dependência de Vários Sistemas

Os processos de RH são geralmente complexos, envolvendo várias etapas e dependendo de vários sistemas de TI. A maioria desses sistemas não se comunica e armazena dados em locais diferentes, dificultando aos profissionais de RH obterem informações corretas no momento certo.
Ambiguidades e erros
A credibilidade é fundamental para o RH, e os menores erros podem acarretar consequências que impactam os funcionários e as áreas de negócio. No entanto, muitos processos de RH são propensos a erros por causa do trabalho manual que exigem. Isso pode levar a erros de processamento de dados e problemas de conformidade.

Tecnologia como
agente de mudança no RH

Pesquisas de grandes consultorias de mercado afirmam que mais de 50% dos processos de RH podem ser automatizados.

Significa colocar o ser humano onde é essencial. A tecnologia nos dá a possibilidade de automatizar o que é repetitivo, remover fricção entre  atividades operacionais e transacionais, como diversos processos dentro do RH.

No cenário que estamos vivendo as empresas já estão enfrentando novas formas de contrato de trabalho, valorização de pessoas, reconhecimento, inovação, com tantas frentes acontecendo ao mesmo tempo, a tecnologia se torna uma importante aliada na transformação e entregas dos objetivos da área.

No setor de RH as empresas já usam a RPA para automatizar várias tarefas. De fato, uma parte significativa das áreas de RH de empresas líderes de mercado já implementou ou está implementando uma solução RPA para automatizar um processo(1). Essas empresas contam com robôs de software para ajudar em folha de pagamento, gestão de licença médica, onboarding de funcionários, entre outros exemplos (2).

RPA é uma tecnologia que transfere dados do ser humano para o sistema e vice-versa. Os analistas da McKinsey & Company classificaram essa tecnologia como um “braço adicional” para as organizações de RH, porque ela trabalha com o RH para ampliar as capacidades do departamento. Os resultados das implantações de RPA estudadas mostraram uma diminuição significativa no tempo de processo, uma importante redução de erros e alto potencial de escalabilidade (3).

Conheça mais sobre o potencial da RPA para Recursos Humanos

 

Quer saber mais sobre como aplicar a automação na área de Recursos Humanos?