Melissa Mattos
CBO Viaflow
Vivemos um período de instabilidade econômica no Brasil, com previsões oscilantes e decisões empresariais cada vez mais desafiadoras. Nesse cenário, muitas empresas optam por adiar investimentos em tecnologia e inovação, na tentativa de proteger seus recursos. No entanto, esta abordagem pode ser um erro estratégico. O momento é de revisitar os investimentos, entender o que deve ser priorizado, o que pode aguardar e o que deve ser desinvestido.
1. A tecnologia como diferencial competitivo em tempos de incertezas
Estudos globais mostram que empresas que investem em tecnologia durante períodos de crise têm mais chances de sair fortalecidas. De acordo com um dos relatórios “Future of Work”, da McKinsey & Company, empresas que priorizaram a automação durante a crise de 2008 experimentaram uma recuperação mais rápida e consistente do que aquelas que não o fizeram.
Além disso, tecnologias como hiperautomação – que podem combinar inteligência artificial (IA), machine learning (ML) e automação de processos – podem reduzir custos operacionais em até 30%, segundo o Gartner. Ao eliminar tarefas manuais e repetitivas, sua empresa pode redirecionar esforços para áreas mais estratégicas e de alto impacto.
2. Transformação de negócios, uma necessidade, não um luxo
Empresas que hesitam em adotar tecnologia frequentemente ficam para trás no mercado. Um estudo da Accenture revelou que empresas com maior maturidade “digital” superaram concorrentes em até 23% na receita operacional durante períodos de recessão. A transformação de negócios não é apenas uma vantagem competitiva; é uma questão de sobrevivência.
Com muita frequência escutamos aquela frase “Se você não disruptar seu negócio alguém vai fazer isso por você”. Esta afirmação continua sendo verdadeira, pois as mudanças estão ocorrendo com uma velocidade cada vez maior e se no mínimo nosso negócio não acompanhar as mesmas estaremos correndo o risco de nos tornarmos irrelevantes.
3. Mitigação de riscos e aumento da previsibilidade
Em momentos de incerteza, a hiperautomação pode ajudar sua empresa a mitigar riscos. Sistemas automatizados fornecem análises detalhadas e previsões precisas, permitindo decisões mais embasadas em dados. Segundo o World Economic Fórum, empresas que utilizam ferramentas baseadas em dados têm 65% mais chances de alcançar previsões assertivas em comparação com empresas que não adotam essas práticas.
A automação ou hiperautomação na maioria das vezes reduz erros de processos e de análises além disso mitiga riscos de continuidade de sua empresa, reduzindo a dependência de conhecimento em algumas pessoas e liberando seus melhores recursos intelectuais para de fato trabalhar em atividades de maior valor agregado.
4. Como demonstrar o valor comercial dos investimentos em tecnologia
Estima-se que 81% dos conselhos não progrediram nem alcançaram suas metas de transformação “digital” de seus negócios, segundo o Gartner. Esses resultados desanimadores deixam muitos diretores de tecnologia da informação com dificuldade para justificar os investimentos em tecnologia, mesmo com um aumento da demanda por tecnologia, inclusive de inteligência artificial, por toda a empresa.
Em resumo, muitos CIOs têm maior responsabilidade, mas menos controle direto sobre os gastos com tecnologia. Para demonstrar o valor comercial dos investimentos em TI, os CIOs devem se fazer as seguintes perguntas:
- O que as partes interessadas valorizam? O valor não está na tecnologia em si, mas no que a tecnologia permite que a empresa faça. Pense no problema real que ela resolve dentro da sua organização ou área.
- Como criar uma história de valor de TI? Diferencie as histórias de valor em “funcionamento” (manter as luzes acesas) e “mudança” (melhorar os resultados de negócios).
- Como comunicar o valor com eficácia? Use métricas que respaldem a narrativa da história de valor e concentre-se nos resultados, não nas tarefas e processos. Na apresentação do projeto calcule o ROI esperado do mesmo. Além disso colete dados antes e depois das implementações para que possa demonstrar o efetivo ganho de forma tangível.
Essas abordagens ajudam a construir um caso claro e convincente para os investimentos em tecnologia, alinhando a estratégia de inovação aos objetivos de negócios, Além de engajar as áreas necessárias e atrair os “Sponsors” para o seu projeto.
5. Nunca descuidar dos 3 principais pilares: Pessoas, Processos e Tecnologia
É importante lembrar que nos processos de mudanças e inovação estamos lidando muito mais do que com ferramentas de tecnologia estamos lidando também com pessoas. Pessoas que tem suas expectativas, sonhos necessidades, medos e ansiedades, e que com base nestes geram resistências ou impulsionam os seus projetos.
Para que este pilar seja bem trabalhado é necessário identificar todos ou pelo menos os principais stakeholders do seu projeto ou melhoria, comunicar de forma clara e correta o que pretende fazer sempre mostrando os benefícios esperados ou riscos que estão sendo mitigados, para engajar as pessoas as vezes é necessário apenas uma comunicação eficaz.
Os processos também precisam ser corretamente mapeados e particularidades identificadas pois não há nada pior do que automatizar um processo errado, isso vai apenas tornar a ineficiência mais evidente e corroborar para o fracasso do seu projeto que cairá em descrédito.
Escolher a tecnologia correta é de suma importância, avaliar os benefícios, conhecer os fornecedores, e principalmente fazer uma análise de qual tecnologia se adapta melhor ao seu negócio ou se encaixa melhor no seu futuro negócio é chave para o sucesso.
Os investimentos em tecnologia raramente fracassam se forem embasados em um bom planejamento, considerando a maior parte dos contextos e principalmente tendo uma boa execução e esta execução depende de pessoas engajadas, dos parceiros corretos e um bom acompanhamento.
Entenda seus tempos, veja para a onde o seu planejamento aponta, e não deixe de investir de forma correta e inteligente, o futuro de sua empresa pode depender disso.
Sobre a autora: Melissa Mattos é Chief Business Officer (CBO) da Viaflow, Com ampla experiência nas áreas financeira, pessoas e estratégia em empresas de tecnologia e serviços. Ela acredita no poder da tecnologia para transformar negócios e impulsionar resultados.
Sobre a Viaflow: a Viaflow, nosso objetivo é acelerar a transformação de negócios com design, produtos digitais e soluções de hiperautomação. Com uma equipe dedicada e uma abordagem ágil, ajudamos empresas de diversos setores a enfrentar desafios e identificar oportunidades, mesmo em momentos de crise.
Estamos olhando juntamente com nossos clientes para como e onde investir, com nosso trabalho de design para transformação de negócios conseguimos através de workshops com as diversas áreas envolvidas entender qual seu momento da jornada de inovação, quais seus pontos de GAP, que tipos de demandas devem priorizar e ajudar a manter sempre tudo isso alinhado com o planejamento estratégico de cada empresa.
A hesitação em investir em tecnologia durante a incerteza econômica pode parecer uma decisão prudente, mas pode custar caro no longo prazo. Este é o momento de olhar para frente, abraçar a inovação e fortalecer sua posição no mercado.
Se sua empresa busca uma parceria para navegar nesse cenário desafiador, a Viaflow está pronta para ajudar. Juntos, podemos transformar desafios em oportunidades.
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