Por que projetos e produtos fracassam? 

Antes de continuar a leitura, é importante contextualizar: projetos e produtos fracassam por diversas razões, que vão desde planejamento inadequado e recursos insuficientes até expectativas pouco realistas. O objetivo não é listar todas as razões e sim trazer pontos que, como Head de Design, acredito serem relevantes para aumentar a probabilidade de sucesso em nossas ações.

Vamos iniciar esclarecendo a que tipos de projetos e produtos me refiro. Toda empresa que deseja evoluir seus serviços, crescer no mercado e executar suas atividades de forma mais eficiente, utilizando metodologias para desenvolver melhorias ou inovações, invariavelmente terá projetos e produtos a serem desenvolvidos, sejam esses físicos ou digitais. Ou seja, toda empresa na busca por melhores resultados terá iniciativas e soluções que têm potencial tanto de sucesso quanto de fracasso.

Se um dos pilares da inovação é enxergar o erro como oportunidade de aprendizado, qual seria o problema de um projeto ou produto fracassar? De fato, os erros fornecem feedbacks valiosos que revelam o que não funciona, ajudando a refinar ideias e métodos. No entanto, entender onde os erros geralmente acontecem pode minimizar as possibilidades de fracasso, reduzindo sua frequência e impacto, aumentando significativamente as chances de sucesso.

Quatro Razões para o Fracasso de Projetos e Produtos

Identificação inadequada do problema

Na pressa de realizar as entregas, muitas vezes não dedicamos tempo suficiente para identificar o problema a que o projeto ou produto pretende resolver. Supervalorizar a execução em detrimento da pesquisa necessária para termos clareza da situação pode resultar em soluções que não atendam problemas reais. Na urgência da entrega do projeto, atividades como mapeamento de jornada e de escuta dos usuários são deixadas de lado, e esse é um dos motivos pelos quais os projetos e produtos fracassam, pois o que está desenvolvido pode não resolver um problema real.

Mapeamento de jornada e escuta ativa de usuários são cruciais para reduzir as chances de fracasso, pois permitem identificar as oportunidades de melhoria e compreender o que é valor para os usuários.

Falta de clareza na inclusão de tecnologia

A transformação de negócios está fortemente ligada ao uso de tecnologias como IA e automação, mas saber onde e qual incluí-las nem sempre é claro. Com as equipes de TI frequentemente sobrecarregadas e com dificuldade em atender todas as demandas das áreas de negócios, a situação fica mais complexa, pois os projetos acabam ficando na fila de espera ou sendo executados sem a governança adequada. Dois cenários capazes de levar as iniciativas e as soluções ao fracasso, pois corremos o risco de perder o timing de mercado, construir algo que não funcione ou estar desalinhado com a governança de TI.

Utilizar o método de Discovery de hiperautomação para identificar as lacunas nos processos, mapear oportunidades e priorizar implementações que trarão mais resultado, contribui para que esforços e investimentos sejam mais assertivos e diminuam os riscos dos projetos falharem.

Erro de priorização

A maioria dos times está com a agenda cheia, mas será que os esforços estão direcionados corretamente? Muitas vezes as pessoas estão envolvidas em atividades que geram pouco valor ou estão engajadas em projetos que não estão alinhados com os objetivos estratégicos.

Se não há clareza dos objetivos estratégicos e seus desdobramentos, existe uma grande chance de iniciativas e soluções falharem, pois no momento dos desdobramentos não haverá pessoas disponíveis para executá-las ou tão pouco haverá verba para levá-las adiante.

Criar um modelo de priorização com critérios baseados nos objetivos estratégicos contribuirá para que as equipes tenham mais clareza do que priorizar, focando no que realmente importa, mitigando riscos e garantindo que os projetos avancem conforme planejado.

O time não tem tempo para execução da ideia

A ideia é sensacional e resolveria diversos problemas, porém, no momento, o time não tem disponibilidade para desenvolvê-la. Quantas vezes você passou por essa situação? Mesmo sendo importante executar a ideia, as equipes estão comprometidas com outras atividades consideradas tão importantes quanto essa nova solução. Até mesmo as sugestões dos Programas de Ideias não saem do papel porque não há espaço na agenda das pessoas para executá-las.

Uma das maneiras de resolver essa situação é a contratação de um time temporário para execução dessas atividades: uma squad de inovação que possibilitará desenvolver projetos e produtos de forma mais rápida. Esse time temporário, dedicado à execução, acelera a inovação e garante que iniciativas importantes não fiquem na fila à espera de agenda dos times internos.

Embora nem todos os esforços deem os resultados esperados, ter clareza onde os erros podem acontecer contribuirá para que nas próximas oportunidades tenhamos maior chance de sucessos. Claro, se fizermos as correções necessárias de percurso.

Aplique essas estratégias e aumente as chances de sucesso de seus projetos e produtos. A inovação começa aqui.

Cristiana Ferronatto,
Head Design for Business Transformation

Saiba mais em: https://viaflow.com.br/design-for-business-transformation/

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