Mesmo não sendo uma novidade, o outsourcing de TI está entre as principais tendências do mercado de tecnologia. Aliás, nos últimos anos, tem dominado as discussões entre gestores e diretores.
E por que isso acontece? Em geral, a história de toda empresa é marcada por momentos importantes, como: o dia de sua constituição, quando atinge a marca de 50 funcionários e quando o fluxo de atividades e demanda para o time de TI é tão grande que é preciso pensar em terceirização.
Obviamente, esse é um indicativo de crescimento, mas muitas organizações encontram dificuldades para dar o próximo passo. Afinal, por que e quando contar com apoio externo?
Como veremos, o Outsourcing de TI é o formato ideal para empresas que desejam ter acesso a recursos de ponta e profissionais especializados para complementar o time e garantir agilidade e qualidade nas entregas dos projetos. Quer saber mais? Continue conosco!
O que é Outsourcing de TI e como funciona?
O Outsourcing de TI pode ser resumido como um relacionamento entre uma empresa de terceirização de TI e uma organização. Nesse caso, o parceiro fornece os especialistas em TI que o negócio precisa para suprir suas demandas e garantir o sucesso de seus projetos.
Como serviço profissional, o outsourcing pode ser ofertado de diversas maneiras e conforme a necessidade do negócio. Porém, o objetivo é sempre o mesmo: agregar valor ao setor de TI, complementando-o com especialistas em tecnologia que assumem as funções determinadas pelo contratante.
Portanto, o provedor do serviço é o responsável pela contratação, treinamento e gestão desses colaboradores. É interessante destacar que, segundo a Deloitte, 72% das empresas já terceirizam pelo menos uma função de Tecnologia da Informação.
5 benefícios valiosos do Outsourcing de TI
Além de maximizar a eficiência operacional e possibilitar o aproveitamento dos recursos tecnológicos disponíveis, o Outsourcing de TI oferece uma série de benefícios às empresas que optam por esse serviço.
Entender esse cenário é um passo importante para todo gestor que visa aproveitar melhor seu orçamento, potencializando seus investimentos. Continue a leitura e entenda o que você ganha com a terceirização!
1. Saída estratégica para a falta de budget para contratação
Com o processo de crescimento empresarial, é normal que a demanda por profissionais de tecnologia aumente. Porém, nem sempre há budget para contratação de novos colaboradores e isso pode dificultar os resultados do setor.
O Outsourcing é uma saída estratégica para o desafio. Isso porque, como estamos falando de um serviço, pode ser incluído nos custos do projeto. Ademais, como esses profissionais não têm vínculo trabalhista com sua organização, o contrato de terceirização não afeta sua folha de pagamento.
2. Processos mais ágeis e eficientes
Negócios que investem no outsourcing de TI se tornam mais ágeis e eficientes. Isso porque, contam com o apoio direto de profissionais de alto nível e que estão atualizados com as tendências de tecnologia e boas práticas de trabalho.
O fluxo de trabalho é muito mais estratégico, pois há uma redução de erros e retrabalhos. Tudo isso gera reflexos positivos em todos os setores.
3. Equipe de especialistas dedicada
Ao terceirizar atividades estratégicas de TI, as empresas têm acesso a uma equipe de especialistas dedicada aos serviços desse setor. Ou seja, estamos falando de um time capacitado e com experiência em sua área de atuação.
4. Melhoria da experiência do cliente
Com o apoio de um time terceirizado, o setor de TI consegue suprir a demanda e oferecer uma melhor experiência ao cliente final. Afinal, os processos são mais rápidos e com menos erros, o que reduz os atrasos nas entregas e garante mais qualidade aos projetos.
5. Estímulo à inovação
Bons provedores de serviços de TI estão atualizados com as últimas tendências e tecnologias. Por isso, ao terceirizar, você abre as portas para a inovação e fomenta novas ideias em seu time interno.
Sabe aquela história de que o bom exemplo contagia? Ter profissionais de alta performance dentro da sua empresa é um estímulo para que seus colaboradores apresentem soluções criativas e adquiram uma mentalidade voltada para a melhoria contínua.
Sinais de que é hora de investir no Outsourcing de TI
Agora que você já entendeu tudo isso sobre o outsourcing de TI, pode estar se perguntando: “será que esse tipo de serviço supre as minhas necessidades?”
Como dissemos, essa é uma tendência que já faz parte da rotina de várias empresas. Mas, se ainda tem dúvidas, te convidamos a olhar para dentro do seu negócio e prestar atenção nos sinais que demonstram que hora de dar esse passo.
Para te ajudar, selecionamos alguns desafios que são fortes indicativos de que essa é a solução que você precisa!
Dificuldades em cumprir o fluxo de trabalho
O fluxo de trabalho está aumentando dia após dia e sua equipe não consegue lidar com todas as demandas? Quando esse cenário começa a sobrecarregar seu time, só existem duas opções: contratar mais equipe ou um parceiro de outsourcing de TI.
Como já vimos, a segunda opção é a mais estratégica não apenas por gerar economia com contratação, mas por garantir uma equipe qualificada em menos tempo. Em resumo, você tem flexibilidade para adicionar braços ao seu time sem perder tempo com processos de recrutamento, seleção e treinamento.
Alta rotatividade no time de TI
Seus funcionários ficam pouco tempo na empresa e essas entradas e saídas no time já estão impactando o andamento dos processos e o atendimento ao cliente? Esse é mais um sinal de que o outsourcing de TI é para você!
A troca de profissionais interrompe projetos e reduz a eficiência operacional. Além disso, pode gerar custos extras com a contratação e treinamento dos novos colaboradores.
Dificuldades em executar certas tarefas
Por mais eficiente que um setor de TI seja, ele pode ter dificuldade para lidar com algum processo ou tecnologia. Então, se você percebeu que sua equipe não consegue desempenhar um bom suporte ao cliente ou que faltam capacidades técnicas muito específicas, terceirize!
Um dos maiores pontos positivos do outsourcing é colocar colaboradores qualificados e prontos para as demandas que você precisa. Isso pode poupar tempo, recursos e a reputação de sua empresa.
Cosourcing: a solução estratégica para sua empresa crescer com o melhor time de TI!
Diante de tudo o que apresentamos, podemos dizer que o outsourcing de TI é uma decisão estratégica valiosa para todos os tipos de empresas. Porém, precisamos ressaltar a importância de escolher um parceiro capaz de assegurar todos os benefícios dessa estratégia.
Tenha em mente que os níveis de serviços ofertados no mercado são bem diferentes e uma prova disso é a existência do Cosourcing: a evolução do modelo tradicional, focado em solucionar as verdadeiras demandas do mercado.
Esse serviço especializado da Viaflow inova em diversos aspectos, principalmente no relacionamento e dinâmica de trabalho, que são baseados na colaboração e na gestão efetiva dos profissionais pela empresa.
Em síntese, temos um modelo personalizado, que considera as necessidades de cada cliente. A intenção é garantir que você tenha um time de TI qualificado e realmente alinhado aos seus objetivos e missão de negócio.
Outro importante diferencial da Viaflow é a gestão desses colaboradores. Isso porque, cuidamos dos treinamentos, plano de carreira e monitoramos o desempenho do time para que sua empresa cresça.
Então, o que acha de conhecer melhor essa abordagem diferenciada e estratégica? Conheça o Cosourcing e seus benefícios!