Ter processos de automação em sua empresa é fundamental para tornar as operações do negócio certeiras e eficientes. Esse é um passo essencial para a gestão empresarial, pois esses processos são capazes de tornar a organização mais competitiva, bem como promover maior valor ao seu cliente.
Sendo assim, os processos de automação fazem parte da gestão empresarial e consiste, notadamente, em utilizar soluções que integram sistemas de informações a fim de otimizar o fluxo e controle do trabalho. No entanto, é importante contar com uma empresa especializada que ofereça esse tipo de estratégia para os negócios.
Neste post, a Viaflow preparou um material exclusivo para que você conheça os benefícios desses serviços para as empresas. Continue lendo e confira!
Processos de automação: entenda essa prática!
Aprimorar o fluxo de trabalho é o objetivo principal dos processos de automação em uma empresa. Com esse tipo de solução, é possível reduzir custos, tempo e desperdícios, além de aumentar a produtividade, minimizar falhas e monitorar em tempo real todos os processos do negócio.
De acordo com o Gartner, a automação de processos está se solidificando como uma das grandes tendências do setor de tecnologia. A previsão é de que o segmento veja um crescimento médio anual de 12,9% entre 2018 e 2023, quando deverá alcançar os US$ 13,75 bilhões.
Dessa forma, existem diversas maneiras de promover essa estratégia, como a substituição de tarefas manuais por automáticas ou o uso de ferramentas e sistemas para auxiliar em atividades diversas.
Para entender melhor como a automação funciona, podemos imaginar um processo de solicitação de compra que é realizado manualmente. Nesse caso, a equipe de compras precisa negociar com fornecedores por telefone ou e-mail, aguardar os retornos, encaminhar para a aprovação do orçamento, verificar o centro de custos, entre outras operações.
Porém, se todos esses processos estiverem concentrados em uma solução automatizada, todo o fluxo de compra organizacional pode ser padronizado e feito de forma online, incluindo:
- Fase de aprovação do orçamento, em que o responsável pela cotação pode ser designado com disparos automáticos para os fornecedores;
- Avaliação da viabilidade técnica;
- Negociação de valores de acordo com as regras de custos;
- Homologação;
- Recebimento do pagamento;
- Contratação.
Enfim, qualquer colaborador que tenha acesso ao sistema pode acompanhar o andamento do processo e intervir nele, evitando erros e acelerando a execução das atividades. Sendo assim, os processos automatizados oferecem diversos benefícios para as empresas e é uma excelente forma de otimizar o fluxo de trabalho.
Benefícios de contar com processos de automação
Agora que você entendeu mais sobre os processos de automação, confira alguns dos seus benefícios para a otimização de negócios. Acompanhe!
Aumento da eficiência
Um dos benefícios mais evidentes dos processos de automação é o aumento da eficiência.
Considere, por exemplo, um chatbot que pode fornecer informações e prestar diversos tipos de suporte a qualquer hora do dia ou da noite. Ou seja, isso representa um grande aumento na eficiência em comparação a um suporte prestado por colaboradores humanos.
Dessa forma, é possível delegar para a tecnologia questões simples e diretas, liberando a equipe para lidar apenas com problemas mais complexos que exigem mais tempo e recursos para resolução.
Capacidade de escalonamento
Muitas empresas são extremamente eficientes e produzem produtos de qualidade quando são pequenas, mas enfrentam dificuldades para manter o nível de qualidade à medida que crescem.
Normalmente, isso se deve a problemas no processo de escalonamento. No entanto, uma das maneiras de contornar esses obstáculos é por meio dos processos de automação, que podem reduzir a pressão sobre a equipe da organização e, por conseguinte, automatizar diversas etapas de atendimento.
Com isso, o negócio tem potencial para atender a um público maior e ainda preservar características importantes relacionadas à sua eficiência e comprometimento.
Utilização de dados para análise de cenários
A análise de dados é um fator essencial para a inteligência nos negócios. Com a crescente competitividade dos mercados, a margem para erros – especialmente na criação de produtos e serviços – é cada vez menor. É por isso que a coleta de informações para a tomada de decisão é uma necessidade.
No caso do público, utilizar dados captados dos clientes para identificar o perfil ideal, realizar previsões de demanda e desenvolver soluções mais eficientes para o público-alvo, é fundamental para manter a corporação competitiva e robusta.
Além disso, a criação de cenários que proporcionam previsibilidade sobre receitas e despesas é crucial para um planejamento estratégico eficiente. No entanto, análises complexas como essa só podem ser realizadas com recursos apropriados, como modelos de hiperautomação para negócios.
Projeção para o futuro
Todos os setores passam por transformação conforme os novos serviços de automação evoluem. Negar essa realidade representa um grande risco para a empresa e ameaça seu desenvolvimento pleno.
Por isso, é importante antecipar-se e começar a projetar o futuro da organização o quanto antes. Se uma empresa começar a coletar dados dos clientes apenas um ano depois de seus concorrentes, por exemplo, ela levará mais tempo para usar essas informações de maneira estratégica, enquanto outras corporações já estão fazendo isso.
Em breve, os recursos digitais serão tão comuns quanto os celulares e smartphones são hoje. Portanto, por que não começar a adaptar a empresa e a equipe agora para lidar com essas mudanças?
Integração de tecnologias disruptivas
Ao utilizar a hiperautomação, é possível integrar diversas tecnologias em diferentes setores da empresa. Com essa conexão, os dados são centralizados, as tarefas são automatizadas e a produtividade de toda a equipe passa pela otimização – o que torna o negócio ainda mais competitivo e preparado para a expansão.
Foco nas atividades humanas
Com os processos de automação, as atividades rotineiras se tornam mais eficientes e isso permite que a equipe possa se concentrar em atividades mais estratégicas e na gestão de pessoas.
Essa mudança de foco gera um ambiente colaborativo e estimula a busca por soluções inovadoras que podem fazer a diferença no mercado, além de manter o time motivado e engajado com o sucesso da organização a longo prazo.
Processos de automação é com a Viaflow!
Deu para perceber como os processos de automação são importantes para os negócios, não é mesmo? Mas para alcançar sucesso nessa empreitada, é importante contar com uma empresa especializada em hiperautomação.
A Viaflow pode te ajudar! Contamos com soluções eficientes para a automação de processos de negócios complexos e pouco estruturados. Você poderá otimizar as experiências dos seus clientes, bem como poder avaliar – em tempo real – o valor do trabalho humano automatizado em toda sua empresa.
Com nossos serviços, você pode:
- Utilizar bots para automatizar tarefas manuais;
- Compartilhar e gerenciar conteúdo corporativo;
- Projetar e gerenciar fluxos de trabalho integrais;
- Capturar, classificar e extrair dados de conteúdo;
- Otimizar decisões de planejamento.
Enfim, conte com uma plataforma única e integrada para inserir os processos de automação em sua empresa! Esteja um passo à frente de seus concorrentes e ganhe destaque no mercado com a hiperautomação de negócios!
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